CTB garante vitória com 81% dos votos na APLB Sindicato Bahia

O processo de apuração foi longo, mas para os integrantes da Chapa 1 – Avançar com Experiência, Renovação e Unidade plenamente satisfatório, pois comprovou a satisfação dos trabalhadores da educação na condução da APLB Sindicato Bahia. A Chapa 1 – apoiada pela CTB – obteve nas urnas 35.417 (81,22%), contra 6.698 (15,36%) da Chapa 2.

Dirigentes da CTB Regional Sul BA declaram apoio à chapa 1

Mesmo antes do fim do processo de apuração, iniciado na noite da sexta-feira (05 de agosto), a vitória da Chapa 1 já se tornava evidente, devido à grande diferença de votos entre as duas chapas que concorreram ao pleito.

O comemorado resultado representou uma vitória para os dirigentes cetebistas e deveu-se, sobretudo, à unidade dos trabalhadores em educação, à democracia sindical e à atuação autônoma e classista proposta pela Chapa 1 – apoiada pela CTB: uma chapa plural, composta por professores, funcionários, coordenadores pedagógicos e demais funcionários da educação pública da Bahia.

As eleições ocorreram, entre os dias 4 e 5 de agosto, em 415 municípios baianos. No total, mais de 43 mil trabalhadores participaram do processo na capital, onde mais de 70 urnas circularam. Os integrantes da Chapa 2 – ligados ao PSTU e PSOL – tentaram ainda, interferir no processo, com o objetivo de inviabilizar ou atrasar a saída de diversas urnas. Porém não lograram êxito.

Para Pascoal Carneiro, secretário-geral da CTB Nacional, que acompanhou todo o processo, essa vitória é dos trabalhadores, que mais uma vez confiaram e investiram em uma chapa classista e de luta, formada por quem fez e continuará fazendo história e garantindo vitórias cada vez mais expressivas. “Uma chapa que, também, constituirá uma diretoria repleta de caras e ideias novas. Parabéns a todos e todas”, finalizou o dirigente.

Confira os números da eleição:

Chapa 1 – 35.417 votos

Chapa 2 – 6.6698 votos