Propaganda da Nivea que manda negro “se civilizar” é acusada de racismo

Após uma série de protestos nas redes sociais e no Youtube, a empresa alemã de cosméticos Nivea retirou sua nova campanha “Re-civilize yourself” (Recivilize-se, em tradução livre) do ar. A peça mostrava um negro com o cabelo curto e supostamente “arrumado” jogando fora a cabeça de um negro com um penteado afro.

 

A campanha, iniciada no Facebook, rapidamente ganhou notoriedade na rede e gerou uma série de protestos. Na página da Nivea no site de relacionamentos, usuários ainda discutem se a peça foi realmente racista ou se tudo não se trata de um “exagero” dos ativistas negros.

Em nota no Facebook, a empresa se desculpou e admitiu o erro. “Obrigado pelo carinho por nos dar sua opinião sobre o recente anúncio do Nivea For Man ‘Re-Civilize Yourself’. Esse anúncio foi impróprio e ofensivo. Nunca foi nossa intenção ofender ninguém, e por isso estamos profundamente arrependidos. Esse anúncio nunca será usado novamente. Diversidade e igualdade de oportunidades são valores fundamentais de nossa empresa”, disse a companhia.

 

Publicado no Jornal do Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.