Revelando os Brasis chega ao Rio Negro

O Circuito Nacional de Exibição mostra itinerante Revelando os Brasis, chega à cidade de Santa Isabel do Rio Negro, no Amazonas, neste sábado (20/08), para apresentação de um vídeo de um morador selecionado pela quarta edição do projeto.

A realização é do Instituto Marlin Azul, com parceria estratégica da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC) e patrocínio da Petrobras.

O documentário mostra o cotidiano dos moradores da cidade no trabalho de extração da piaçava, tradição que atravessa as gerações e forma a base econômica da comunidade de Campina do Rio Preto. Além do vídeo feito em Santa Isabel do Rio Negro, o público assistirá a outras obras audiovisuais que integram a edição do projeto.

No período de 45 dias, o circuito Revelando os Brasis visitou 54 cidades, passando por diferentes regiões brasileiras, oferecendo sessões abertas e gratuitas. Ao todo, as exibições atraíram 26 mil espectadores. A caravana pegou a estrada no dia 16 de junho, em Itambé, no Paraná, e prosseguiu até o dia 31 de julho, em Gilbués, no Piauí.

A quarta edição é composta por 22 documentários e 18 ficções. Com roteiro, produção e direção dos autores selecionados, as histórias tratam de diferentes temas que registram a memória e a diversidade cultural brasileira. Ao todo, 40 vídeos feitos a partir de histórias contadas por moradores de pequenas cidades brasileiras fazem parte do circuito.

Fonte: Ministério da Cultura