Em greve, ecetistas paulistas unificam forças com bancários

Em assembleia realizada na manhã desta quinta-feira (29), centenas de trabalhadores dos Correios de São Paulo decidiram pela continuidade da paralisação, iniciada em 14/09, e a unificação com os bancários (em greve desde o dia 27).

CMTC Clube foi palco de mais uma assembleia da categoria paulista

Com isso a paralisação dos trabalhadores dos Correios já entra em seu 16º dia sem uma solução, já que o governo se nega a negociar com os trabalhadores os dias parados.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos de São Paulo, Elias Cesário, o Diviza,  o governo tem se mostrado intransigente ao se negar a negociar com os trabalhadores o corte no ponto. “Estamos reivindicando dignidade e valorização. Nossa categoria nunca nada foi dado. Sempre foi conquistado com luta. Acredito que iremos novamente conquistar um acordo decente”, relatou  Diviza.

correios_assembleia_29-09-11-2

Wagner leva o apoio da CTB aos ecetistas

Para o presidente da CTB, Wagner Gomes, está mais do que na hora do governo reconhecer o valor dos funcionários dos correios e negociar uma saída para esse impasse.

“Os trabalhadores dos Correios psão prestadores de um dos melhores serviços públicos. Então nada mais justo que o ministro Paulo Bernardo e a presidenta Dilma reconheçam o valor desses trabalhadores. Ela não pode ficar assistindo de camarote a todo esse conflito. É preciso que se posicione e fique ao lado daqueles que ajudaram a elegê-la, os trabalhadores”, destacou Gomes.

Dias parados

Agora o ponto de discórdia entre trabalhadores e governo está nos dias parados. Os sindicatos tentam entrar em acordo para que não haja desconto sobre os salários, considerado um dos mais baixos dentre os servidores públicos. Mas o governo se nega a entrar em acordo nesse ponto.

“Os trabalhadores aceitam colocar a carga em dia, trabalhar por compensação, mas não aceitamos os descontos de dias”, diz Saul da Cruz, do comando de negociações da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect). Na próxima terça-feira (4), informou, caravanas de todos os estados devem chegar a Brasília para fazer uma manifestação. De acordo com a Fetect, trabalhadores dos Correios de sete estados já ganharam na Justiça o direito de não ter os dias de greve descontados do salário.

correios_assembleia_29-09-11-3

Diviza convoca a categoria para passeata unificada com os bancários

Em São Paulo a passeata conjunta dos ecetistas e dos bancários acontece nesta sexta-feira (30), a partir das 15h, no Vale do Anhangabaú. Na última passeata só os trabalhadores dos correios conseguiram reunir mais de 10 mil pessoas no centro da cidade.

“As duas categorias estão em greve nacional pelos mesmos motivos e enfrentam a mesma intransigência das empresas. Vamos fazer juntos, uma passeata no centro de São Paulo que promete ser histórica. Vamos parar o centro da cidade para mostrar nossa luta para todo o país”, declarou o presidente do Sintect-SP.

{youtube width=”560″ height=”315″}xFctANuPXkc{/youtube}

Cinthia Ribas – Portal CTB (fotos: Bergamini – Sintect-SP)