Mais de 1,5 mil pessoas participam da audiência pró-Universidade Federal em Caxias do Sul

O Sindicato dos Comerciários de Caxias do Sul participou na última sexta-feira (23) da primeira das três audiências públicas organizadas para debater a instalação de um campus da UFRGS, na Serra Gaúcha.

O auditório do Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza ficou lotado com cerca de 1,5 mil pessoas. O evento, de quase 2h30min de duração, contou também com a presença do vice-reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann, do deputado federal Assis Melo, do deputado federal Pepe Vargas e o prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori.

Estudantes, trabalhadores, autoridades e diversos representantes de entidades, entre eles o presidente da Fecosul e CTB, Guiomar Vidor, representando os trabalhadores em especial os comerciários.

audiencia_prouniversidade

Melo lembrou que quando era vereador fez parte da comissão para instalar um campus na Serra e que a realização da audiência pública foi um passo importante para a conquista de uma extensão da universidade pública em Caxias do Sul. “A instalação de uma universidade pública em Caxias do Sul possibilitará ao trabalhador ter acesso ao ensino superior e, assim, conquistar melhores condições de vida”.

Oppermann garantiu que a universidade virá para a região, pois essa expansão está incluída no Plano de Desenvolvimento Institucional. As autoridades ao evento, argumentaram em favor da instalação do campus da UFRGS na cidade. Os fatores principais foram que Caxias do Sul detém a maior população regional e teria infra-estrutura e logísticas “prontas” para abrigar a nova estrutura.

audiencia_prouniversidade2

O presidente da Comissão Especial Pró-UFRGS da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, Vinícius Ribeiro reforçou que Caxias atende a todos os critérios e demandas exigidos UFRGS e pelo MEC.

Fonte: Lidiane Baptista