Eletricitários do Pará decidem entrar em greve por tempo indeterminado

Após várias tentativas de negociação, desde julho, os eletricitários deram início a partir da última terça-feira (12) , a uma greve geral da categoria, no Estado do Pará.

O Sindicato dos Eletricitários do Estado do Pará (SINDELPA) representa os trabalhadores das empresas terceirizadas prestadoras de serviço para a Rede Celpa, empresa que foi privatizada e vendida a preço de banana, pelo então Governador Almir Gabriel (PSDB) e que só piorou a qualidade do serviço prestado á sociedade, a preços mais caros e com piores condições de trabalho de seus servidores e contratado.

Vários são os motivos que levaram esses trabalhadores a entrarem em greve, desde a não oferta das mínimas condições de trabalho, tais como a não apresentação do material básico de trabalho, como botas, luvas, viaturas, equipamento de segurança e a intensa carga de trabalho que estão sujeitos esses trabalhadores.

No ato durante a paralisação dos trabalhos os trabalhadores se revezavam nas denúncias da maior gravidade. Imagine só o que é uma empresa terceirizada descontar no contra-cheque de seu funcionário o valor referente a plano de saúde e não repassar esse valor as empresas de plano de saúde, deixando os trabalhadores sem assistência. Vários foram os relatos, até mesmo emocionados dos trabalhadores que precisaram levar seus filhos e dependentes para serem atendidos nas emergências dos planos, e tiveram o atendimento negado.

Outros trabalhadores manifestaram que as empresas não estavam repassando o vale-digital aos trabalhadores, muito menos o auxílio-alimentação, muitos motoqueiros denunciaram que o repasse do aluguel das motos estariam sendo repassados com 10 dias de atraso.

Várias foram as tentativas de sabotar a greve dos trabalhadores. As empresas tentaram de todas as formas retirar as viaturas dos diversos locais, espalhados pela cidade. Chegaram até mesmo a guardar as viaturas em outros locais, que não eram as garagens originais da empresas. Na Rede Celpa da Aug. Montenegro, os patrões tentaram tirar os carros pela saída dos fundos, como mostra a foto acima..

Em alguns momentos, os empresários biônicos tentaram furar o bloqueio, e chegaram a jogar as viaturas contra os trabalhadores, momentos de tensão marcaram o ato, mas nada intimidou os trabalhadores que não arredaram o pé por nenhum momento.

Outros atos estão marcados para pressionar as empresas terceirizadas, a Greve dos Eletricitários está apenas começando, muito ainda está por vir.

Fonte: CTB-PA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.