Trabalhadores venezuelanos fundam central sindical bolivariana

Na última quinta-feira (10), os trabalhadores da Venezuela atingiram um novo patamar em sua organização, ao fundarem a Central Bolivariana e Socialista dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Venezuela (CBST), entidade que já nasce inserida na transição para o socialismo liderada pelo presidente Hugo Chávez.

O vice-presidente da CTB, Nivaldo Santana, esteve presente na cidade de Maiquetía, no estado de Vargas, para acompanhar a assembleia de fundação da CBST. Para ele, o evento, que contou com a presença de Chávez e quase quatro mil trabalhadores, foi um marco para o país. “Essa nova entidade ampliará a organização e a unidade do sindicalismo bolivariano, a partir da tarefa essencial que é o protagonismo dos trabalhadores na consolidação de uma nova hegemonia daquele país”, afirmou.

wills_rangelA direção eleita, encabeçada por Wills Rangel, presidente da Federação Única dos Petroleitos, é formada basicamente por dirigentes das federações que compõem a CBST. A sessão de encerramento aprovou simbolicamente, por unanimidade, tanto a nova direção quanto as resoluções e a Declaração de Princípios.

Em seu pronunciamento, Chávez se comprometeu a promulgar a nova Lei Orgânica do Trabalho no 1º de Maio do próximo ano, além de adotar outras medidas de apoios aos aposentados. Para Rangel, esse será um passo fundamental para o fortalecimento da classe trabalhadora do país. “A unidade dos revolucionários é fundamental, mas essa lei é o eixo supremo”, afirmou, em entrevista coletiva o dirigente da nova central.

Chávez, que fez na ocasião sua primeira aparição pública após o anúncio de um câncer, afirmou também que a CBST nasce com a responsabilidade de impulsionar a revolução. “Essa entidade é chave para a defesa da revolução. É preciso trabalhar pela unidade do movimento”, disse.

Portal CTB, com informações da VTV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.