Sindicato dos Têxteis distribui banana em protesto na Bahia

A campanha salarial dos operários têxteis e calçadistas de do sul da Bahia está pegando fogo. De um lado, os trabalhadores exigem valorização dos salários e mais benefícios sociais, como ticket-alimentação, plano de saúde e participação à vera nos lucros e resultados. Do outro os patrões, sempre reclamando da crise, da concorrência e do aumento do salário mínimo.

Para ilustrar a insatisfação da classe operária diante da intransigência patronal, o Sintratec (Sindicato dos Trabalhadores Têxteis e Calçadistas do Sul e Extremo Sul da Bahia) ofereceu bananas para os funcionários da Penalty, em Itabuna, há 420 quilômetros de Salvador,  no início da tarde desta terça-feira, 24. “É o que os patrões querem dar para os trabalhadores: uma banana. Mas nós não aceitamos. Queremos salários justos e melhores condições de trabalho”, afirmou Jeser Cardoso, presidente do Sintratec.

DSCN0145

A fruta tropical foi distribuída pelo Dr. Robaldo Operex, personagem interpretado pelo ator amador Octávio Muniz, e criado para personificar os empresários das fábricas. Dentre muitas pérolas ditas por Robaldo estavam: “A Dilma já deu aumento de salário, agora eu dou uma banana prá vocês!” e “Prá quê vocês querem bons salários? Comam banana que engorda e deixa o trabalhador forte para produzir mais”.

DSCN0110

As manifestações continuam durante toda a semana e o sindicato promete parar a produção, se for necessário, para garantir conquistas na mesa de negociação. “A categoria está mobilizada e preparada até para uma greve”, frisou Leandro Cerqueira, diretor do Sintratec.

Fonte: Sintratec