Congresso dos Servidores Municipais de Campinas aprova filiação à CTB

Aconteceu nesta quinta-feira (16) o VII Congresso Sindical dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas que aprovou desfiliação da CUT e a filiação à CTB.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Campinas (STMC) representa 5 mil trabalhadores dentro de um universo de 20 mil (na base) servidores da saúde, guarda metropolitana, educação, dentre outras. E é considerado um sindicato estratégico por sua conduta democrática e classista.

“A filiação do sindicato representou uma grande conquista para a CTB, pois não se resume apenas à quantidade, mas sim, qualidade. É um sindicato combativo e de luta, muito importante aqui do Pólo de Campinas. E agora, essa conduta democrática vai se espalhar por Campinas fortalecendo ainda mais a CTB na região”, declarou Joílson Cardoso, secretário de Política Sindical e Relações Institucionais da CTB, que participou de uma mesa esclarecedora sobre a realidade dos trabalhadores do setor na atual conjunta e a importância da unicidade sindical, a grande campanha da CTB está implementando.

filiacao_stmc2
Joílson alerta sobre importância da unicidade para o movimento sindical

Para o presidente do STMC, Marionaldo Fernandes, a escolha dos trabalhadores se deve as discussões travadas pela CTB relativas ao setor público e a defesa da unicidade sindical e da manutenção da contribuição sindical, que fortalece os sindicatos para a continuação da luta dos trabalhadores. “A escolha da categoria se deve ao trabalho consolidado pela CTB dentro do movimento sindical em defesa dos trabalhadores do setor nas três esferas (municipal, estadual e federal)”, destacou Fernandes.

O presidente do SMTC, que foi o responsável por fazer a discussão da Convenção 151 no Grupo de Trabalho (GT) do Ministério do Trabalho e Emprego, revelou o sentimento de insatisfação que acompanhava a categoria. “Nos sentíamos abandonados e a CTB veio para mudar isso. Essa discussão já vinha sido feita a um bom tempo dentro da categoria. Agora contamos com a CTB para nos auxiliar efetivamente na discussão sobre a terceirização, a precarização das condições de trabalho, na questão da Convenção 151 (da OIT), ou seja, na pauta dos servidores públicos. Uma luta que a Central já trava. Além disso, a CTB é uma central que discute permanentemente a questão da valorização do serviço público em nosso país”, concluiu o dirigente.

Cinthia Ribas – Portal CTB