2012 será o ano de celebrações ao escritor Gabriel García Márquez

O ano de  2012 será de celebrações ao escritor Gabriel García Márquez, que completa no próximo dia (06), 85 anos.E as comemorações seguem já que nesse ano comemora-se também três décadas do recebimento do Prêmio Nobel de Literatura, que o escritor recebeu em virtude do conjunto de sua obra com destaque para o livro “Cem Anos de Solidão”.

As festividades já começaram no México onde atualmente García Márquez  reside. Já foi realizado um encontro na sala de Manuel M. Palácio Ponce de Belas Artes com a memória do painel do coração.
Organizado pelo Instituto Nacional de Belas Artes (INBA), com a participação de varios escritores entre eles Armando Gonzalez Torres, Corona Elisa e José Mariano Leyva , que discutiram sobre o “boom” latino-americano, realismo mágico, narrativa e liberdade criativa, a partir de títulos como “Cem Anos de Solidão” ou “O Amor nos Tempos do Cólera”.

Stasia de la Garza, coordenador nacional de Literatura, disse “que esta mesa redonda, com participantes de diferentes gerações é uma forma de celebrar o aniversário do Nobel. GarcÍa Márquez é um leitor de jovens e mudou nos jovens que o leram a sua percepção da literatura e magia. É um trabalho cujos impactos atingiram muitos escritores”.

As comemorações continuam com uma exposição que foi montada no início deste ano para marcar a apresentação da biografia do escritor. Já em novembro, mais perto do aniversário da entrega do prémio Nobel, haverá leituras coletivas de seu trabalho como forma de homenagem.

Outros países também estão celebrando o ano de Gabriel García Márquez, entre eles a Rússia, que está  preparando mesas-redondas, documentários e vendas de livros, com a organização conjunta do Instituto Cervantes, Embaixada Colômbia nas instituições do país e local.

Com informações La Jornada