Educação: Professores e estudantes fazem protesto na Assembleia de Manaus

Centenas de pessoas, entre professores e alunos de escolas públicas do Amazonas, realizaram uma manifestação na manhã desta quarta-feira (14),em frente à Assembleia Legislativa de Manaus (ALE). A motivação do protesto foi a reivindicação por melhorias nas condições de trabalho na educação.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam), Marcus Libório, as manifestações estão acontecendo a nível nacional. “São três dias de atividades em prol da educação estamos chamando atenção das autoridades ao piso salarial, aos 10% do PIB pela educação, 50% do pré sal pela educação e aos planos de cargos e salários”, afirmou.

A manifestação, segundo Libório, é também para reinvidicar os direitos dos professores no interior do Amazonas, que, segundo ele, não estão recebendo salários na base do piso nacional.

Alunos e professores unidos

sinteam_greve_nacional_aluinos

Durante a manifestação, cerca de 80 alunos de escolas municipais e estaduais decidiram ocupar a piscina localizada em frente a Assembleia, como forma de protesto.

De acordo com a estudante Gabriela Cativo, o planejamento para pular na piscina da ALE já estava sendo feito pelos alunos ainda nas escolas. “No Congresso Nacional fazem isso e decidimos fazer aqui também”, declarou.

Após o protesto, os alunos foram encaminhados em microônibus pela Sinteam aos colégios de origem e representantes do orgão dirigiram-se à Câmara Municipal de Manaus (CMM) para encaminhar até a mesa diretora do parlamento as reivindicações dos educadores.

Em nota, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informou que todos os pedidos feitos pela Siteam foram estudados em reunião com o governo e acertado um reajuste de 6% no piso salarial.

No período da tarde, os professores promovem uma aula pública em diversas escolas das redes estadual e municipal, da capital e interior, sobre para esclarecer a população acerca do debate sobre o Piso Nacional e do Plano Nacional da Edicação (PNE).

Portal CTB com agências