CTB-BA reúne sindicalistas para comemorar aniversário de 4 anos

Nesta quinta-feira (15), a partir das 18h, a CTB Bahia vai reunir no Sindicato dos Bancários, em Salvador, sindicalistas e amigos para a comemoração dos seus 4 anos de fundação.

Fundada em 2008, a CTB tem ganhado cada vez mais destaque na luta da classe trabalhadora na Bahia, por sua consolidação e merecido reconhecimento dentro e fora do movimento sindical.

Para Adilson Araújo, presidente da estadual baiana, merecem uma celebração as conquistas obtidas ao longo dessa trajetória. “Nestes quatro anos de construção da CTB, nós conseguimos materializar um posicionamento fundante da nossa Central, no que diz respeito à realização da Conclat, a Conferência da Classe Trabalhadora. Podemos também ressaltar todo êxito voltado à implantação de uma agenda positiva, da qual prevaleceu o esforço de construção da unidade das centrais. Esta junção provocou uma efervescência política, que possibilitou um processo de articulação e um diálogo com o governo, principalmente no que diz respeito à implantação de uma política de reposição e recuperação do salário mínino”, comemorou Araújo.

Na Bahia, a CTB tem mais de 300 sindicatos filiados e vem se firmando ao logo dos anos como a principal Central em atividade no estado. “A CTB vem ocupando um espaço importante, garantindo o protagonismo diante da classe trabalhadora, com a sua participação em diversos processos de lutas e greves, que vem resultando em conquistas sociais e trabalhistas. Ocupamos também um espaço institucional, sobretudo, com a nossa participação na Agenda Bahia do Trabalho Decente, na representação da CTB à frente do Conselho Estadual Tripartite de Emprego e Renda da Bahia. Estes são fatores importantes que têm impulsionado a luta da central e tem garantido um espaço fundamental para que não somente a CTB atraia novos filiados, mas que no curso do processo político, ela venha se consolidar como principal referência sindical do estado da Bahia”.

Além de todas as atividades em defesa dos direitos dos trabalhadores, em 2012, a CTB deve participar também dos debates em torno das eleições municipais.“Está em curso uma batalha política eleitoral e a CTB entende que os trabalhadores devem se apropriar deste momento político, para efetivamente influenciar a cerca de debates de projetos. A eleição municipal reserva um espaço para que a gente possa construir as condições objetivas para o desempenho de um projeto focado na valorização do trabalho e do trabalhador. Sobretudo, na luta por cidades mais humanas e neste particular, vai ser muito importante que a luz de uma perspectiva de uma Copa do Mundo e Olimpíadas, os trabalhadores possam se apropriar de uma agenda focada na valorização do emprego, na luta incessante pela distribuição de riquezas, no combate às desigualdades sociais”, concluiu Adilson Araújo.

Serviço:

4º aniversário da CTB Bahia