Bancários da Bahia paralisam atividades no BNB por 24h

Está prevista para a próxima quarta-feira (28) uma paralisação de advertência de 24 horas em todas as agências do Banco do Nordeste (BNB). O ato, que será deliberado em assembleia, nesta sexta-feira (23), às 18h30, no Sindicato da Bahia, acontece por conta das sucessivas atitudes desrespeitosas da instituição financeira e em protesto ao mais novo posicionamento do banco com relação à PLR.

A direção do BNB vai levar para aprovação na Assembleia Geral Ordinária dos Acionistas, em 30 de março, proposta de distribuição de R$ 2,6 milhões, correspondente à segunda parcela do benefício de 2011. Pelas contas, os profissionais que ocupam o cargo de Analista Bancário I devem receber míseros R$ 140,80 e os demais 6.077 empregados apenas R$ 419,61. Um absurdo.

De acordo com o sindicato, fora os transtornos, os funcionários ainda têm de devolver um terço do salário adiantado na primeira parcela. Por exemplo, um trabalhador no cargo de Superintendente, terá de pagar ao BNB, aproximadamente, R$ 6,3 mil, descontado o que ganharia de segunda parcela da PLR.

“A diretoria do BNB é responsável pela lucratividade de R$ 313,6 milhões obtida em 2011. Cabe agora à empresa explicar o fiasco e dar satisfações aos funcionários pela redução drástica do lucro previsto para o segundo semestre. Os bancários estão aguardando”, ressalta o diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia, Antônio Galindo.

Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia