Metalúrgicos de Caxias do Sul (RS) engrossam manifestação contra insegurança na BR-116

O Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul (RS) integrou na última quinta-feira (22) uma manifestação realizada no quilômetro 152 da BR-116, mesmo local onde foi atropelado e morto na última terça-feira (20) o estudante da Escola Melvin Jones Mauricio Pimentel da Rocha Gonçalves, 11 anos. Por cerca de 50 minutos, moradores, estudantes e trabalhadores interromperam o trânsito na rodovia federal para chamar a atenção das autoridades para a necessidade da instalação de sinalização.

De acordo com a diretora da Escola Melvin Jones, Ana Luísa Ocaña Ennes, dezenas de alunos são obrigados a atravessar a BR-116 para estudar e todos os dias correm risco de serem atropelados. Ela cobrou dos governantes vontade política para resolver o problema da falta de segurança. “O que está faltando para os governantes implantarem uma passarela, sinalização ou um semáforo? Até quando vamos ter que chorar a morte das vítimas do trânsito?”, questionou.

O trânsito interrompido gerou engarrafamento de cerca de 1,5km nos dois lados da rodovia. Alguns motoristas ficaram insatisfeitos com a paralisação do tráfego, mas o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Leandro Velho, pediu a compreensão e a solidariedade de todos para tentar solucionar o problema no trânsito de uma rodovia que corta a cidade. “O Sindicato liderou este ato porque fazemos parte da sociedade e é importante que todos se solidarizem, pois não podemos ficar calados vendo a inoperância do poder público. Milhares de pessoas precisam enfrentar todos os dias os riscos de atropelamento nesta rodovia para ir para a escola e para o trabalho”.

sindimetal_caxias_br112_2

Leandro lembrou que naquele local havia verba garantida por emenda de autoria do então deputado federal Gilberto Pepe Vargas para a implantação de uma passarela. “A verba foi perdida pela administração municipal e temos que estar atentos para que não percam também a verba garantida pela deputada federal Manuela D’Ávila, por intermédio do presidente do Sindicato (deputado federal Assis Melo), em 2008, para implantar outra passarela na BR-116, próximo à empresa Guerra”.

Claiton Stumpf (texto e foto)