Shows e exposições marcaram o Dia do Graffiti em São Paulo (SP)

O Espaço Cultural Periferia no Centro, na sede da Ação Educativa, recebeu cerca de 300 pessoas na noite de terça-feira (27), durante a abertura da exposição do Dia do Graffiti 2012. Para celebrar a data, subiram ao palco Nu-MIC, Nuscorre e os rappers Rapadura e Lindormar.

O rapper brasiliense GOG, um dos pioneiros do gênero no Brasil, encerrou a noite de festa com a casa cheia.

 

Comemorado desde 2004, o Dia do Graffiti foi instituído em São Paulo pela lei municipal nº 13903/2004, como forma de homenagear o grande pioneiro do graffiti no Brasil, Alex Vallauri, morto em 1987, e de reafirmar a importância desta expressão cultural periférica.

Na Ação Educativa, o Núcleo de Graffiti reuniu 15 coletivos atuantes nas periferias e no centro da capital, e também na Grande São Paulo, na organização de uma exposição com 26 trabalhos em tela e em outros suportes. Como nas outras edições, obras de adolescentes que cumprem medida socioeducativa em regime de internação na Fundação Casa foram indicadas para a exposição.

Além da exposição, a sede da Ação Educativa recebeu novas cores. Os murais da entrada e do hall do prédio receberam a pintura de alguns coletivos e artistas convidados, como o coletivo Comunidade Viva, que pintou a lateral da rampa de entrada.

 

Outras atividades

Neste ano, as intervenções externas do Dia do Graffiti acontecerão no Bixiga e na cidade de Mauá. No centro paulistano, será feita a pintura do muro do Estúdio Traquintana/DGT Filmes, no dia 1º de abril. Já em Mauá, o projeto Comunidade Viva finalizará a primeira etapa do projeto “Ocupação Graffiti”, que realiza intervenções de graffiti em fachadas de casas, com o encerramento das pinturas no Jardim Zaira 4.

A Exposição comemorativa do Dia do Graffiti em 2012 faz parte das atividades do Espaço Cultural Periferia no Centro, projeto da Ação Educativa contemplado como Ponto de Cultura pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo e pelo Ministério da Cultura.

 

Serviço

 

Exposição do Dia do Graffiti

Data: de 28 de março a 8 de maio; de segunda a sexta, das 10h às 20h, aos sábado, das 10 às 14h.

Entrada Franca.

Local: Ação Educativa – Rua General Jardim, 660, Vila Buarque, São Paulo (próximo às estações de metrô Santa Cecília e República).

Mais Informações: 3151-2333

 

10ª Ocupação Graffiti

Fechamento da primeira fase do projeto: dia 25 de março.

Período de exposição: 24 meses nos muros do bairro.

Local: Associação Ouro Verde – Rua Hugo Scarchete, Jd. Zaira 4, Mauá, São Paulo.

Mais informações: www.graffiti.comunidadeviva.blogspot.com

 

Pintura dos muros do Estúdio Traquitana / DGT Filmes

Quando: dia 1º de abril.

Horário: a partir das 12h.

Endereço: Rua Santo Antônio, 1015, Bexiga, São Paulo.

 

{youtube width=”600″ height=”400″}2mLjBWtPrUc{/youtube}

 

Fonte : Brasil de Fato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.