CTB saúda iniciativa de libertação de reféns das Farc, na Colômbia

Uma missão Humanitária do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e o grupo Colombianos e Colombianas pela Paz partiu nesta segunda-feira (2) para resgatar, em algum lugar da selva da Colômbia, um grupo de policiais e militares que as Farc prometeram libertar. Para a CTB, a iniciativa é fundamental no sentido de que a paz seja restabelecida no país e em todas as regiões de conflito na América do Sul.

No último dia 24 de março, a Direção Executiva da CTB, reunida no Rio de Janeiro, publicou uma resolução em apoio ao povo colombiano, na qual reafirma sua posição de solidariedade e de busca pela paz em toda a América Latina. Seus dirigentes também manifestaram apoio à criação do chamado Movimento Marcha Patriótica pela Segunda e Definitiva Independência do país.

A missão teve o apoio logístico fundamental da Força Aérea Brasileira, que emprestou um de seus helicópteros para o resgate. Em um dos helicópteros estava a ex-senadora e defensora dos direitos humanos Piedad Córdoba, coordenadora do grupo Colombianas e Colombianos pela Paz. Com ela estavam também integrantes do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e membros da Associação de Familiares dos Detidos, Asfamipaz.

Em coletiva de imprensa, Córdoba afirmou que as Farc seguem com o compromisso de entregar os militares detidos. A ex-senadora indicou que ainda não foram entregues as coordenadas de onde se efetuarão as libertações, mas que na segunda-feira pela manhã partem para a região da selva colombiana que a organização guerrilheira indicar.

Córdoba disse que a operação humanitária está “sob controle” e “vai muito bem”. A defensora dos direitos humanos manifestou que Colombianas e Colombianos pela Paz e a sociedade civil colombiana manterão seu trabalho para conseguir uma saída política e negociada para terminar o conflito armado interno que a Colômbia vive há quase 50 anos.

Com agências

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.