Educadores do Maranhão encerram 4º Contema com balanço positivo

A luta pela construção dos planos estadual e municipais de educação, pela inclusão social das minorias no sistema educacional, pela valorização dos profissionais de educação e pelo fim da violência e perseguição contra trabalhadores são algumas de um grande conjunto de metas traçadas e aprovadas no 4º Congresso dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinproesemma), que encerrou na tarde do último sábado (31) em São Luís (MA).

O evento contou com a participação de 323 delegados que vieram de várias regiões do estado, representando mais de 40 mil educadores, para contribuir na construção de um plano que promova a verdadeira revolução na educação pública do Maranhão. Os educadores acreditam que as mudanças que podem tirar a educação do estado de uma eterna situação de atraso, somente serão possíveis com a participação coletiva dos profissionais, que estão diariamente no ambiente escolar, acompanhando as necessidades e detectando, de fato, que políticas precisam ser realmente efetivadas na área.

O congresso foi aberto na quinta-feira, 29, com a participação de convidados da área política e dos movimentos sociais e sindicais que estão junto com os educadores na luta por uma educação pública de qualidade, como Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e Confederação dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão.

A tese contendo propostas de luta, incluindo questões que os educadores consideram prioritárias para a educação, como o Estatuto do Educador, foi aprovada, sem contestação, pelo plenário, cuja votação foi precedida de um amplo debate em grupo, acerca das questões defendidas no documento e que irão nortear a luta dos trabalhadores em educação nos próximos quatro anos.

Os dirigentes sindicais avaliaram positivamente o 4° Contema. A diretora do Sinproesemma, Hildinete Rocha, destaca a presença marcante dos educadores no 4 ° Contema: “O número expressivo de trabalhadores foi fundamental para enriquecer os debates”.

Para a Secretária-geral do Sinpoesemma, Janice Nery, o 4° Contema foi altamente positivo. “O nível da participação foi intenso, os delegados e as delegadas contribuíram significativamente nos debates e no aperfeiçoamento das teses”, destaca.

“O mais importante do congresso é a discussão com educadores que representam mais de 70 municípios”, enfatiza o delegado do município de Imperatriz (Sul do Maranhão), Nonato Aires.

“O congresso é para debater e propor ações, principalmente no estado que enfrenta sérias dificuldades na área educacional”, disse o delegado da regional de Balsas (Sul do Maranhão), Márcio Rego.

“Fizemos um bom debate das principais questões que envolvem a nossa categoria, o que foi uma demonstração de democracia”, ressalta o diretor de Comunicação do sindicato, Júlio Guterres.

Para o presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, o Contema cumpriu o seu papel: “Tivemos uma participação efetiva de proposições com objetivo de melhorar a educação Pública”.

Fonte: Sinproesemma