Servidores de Boa Vista (RR) encerram greve de nove dias

Os servidores municipais de Boa Vista, em Roraima, encerraram a greve na quarta-feira (4), após nove dias de paralisação. O Sindicato dos Servidores MUnicipais de Boa Vista (Sitram) que representa a categoria, informou que Prefeitura mandou para apreciação na Câmara de Vereadores o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da Saúde, uma das principais reivindicações da classe que batalha há anos por melhorias salariais.

A expectativa agora, segundo a presidente do sindicato, Sueli Cardoso, é pela aprovação do plano. Na última quarta-feira (04) o Sitram aguardava a votação, mas o projeto não entrou em pauta. No entanto, os vereadores afirmaram que vão passar o final de semana analisando o PCCR para que no início da próxima semana seja votado.

Apesar dos entraves, a sindicalista disse que a greve encerrou de forma vitoriosa, já que o plano de carreira da saúde se encontra para apreciação na Câmara. “Saímos dessa greve vitoriosos, a luta valeu a pena. Agora vamos aguardar a votação”, disse.

A greve, que contou com a adesão de mais de 500 servidores entre profissionais da saúde e educação, foi para protestar contra a inércia do prefeito Iradilson Sampaio, que em oito anos de mandato, nunca reajustou os salários dos servidores.

“A verdade é que o prefeito levou a situação para o lado pessoal e se recusou a nos receber para uma negociação amigável, pois o que estamos reivindicando é um direito nosso. O servidor de carreira não pode ficar oito anos sem aumento salarial”, disse.

Durante a paralisação, o sindicato buscou apoio da Assembleia Legislativa, Ministério Público e até do governo estadual para que intercedessem junto ao prefeito numa possível negociação entre os representantes do Sitram e a Prefeitura de Boa Vista.

Na última segunda-feira (2), os servidores foram ao Tribunal de Justiça do Estado de Roraima (TJ) pedir celeridade no julgamento de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Estadual (MPE) em 2010, que determina o afastamento imediato dos servidores temporários da prefeitura, além da realização de concurso público.

Fonte: Sitram