Médicos baianos programam paralisação para 25 de abril

No próximo dia 25 de abril, os médicos baianos estarão mobilizados para um amplo debate, seguido de ato público na antiga Faculdade de Medicina, no Terreiro de Jesus, na capital baiana, a partir das 13h30. O ato faz parte do Dia Nacional de Mobilização contra os planos de saúde e será realizado pela categoria em todo o país.

Durante o dia de protesto, a categoria vai suspender por 24 horas o atendimento eletivo a todos os planos de saúde. “Vamos realizar um amplo debate com as mais variadas instituições, como Procon, ANS para tratar  e discutir o problema dos planos de saúde, que não afeta apenas a remuneração dos médicos, mas estamos falando da própria assistência  à população”, alerta Francisco Magalhães, presidente do Sindimed ( Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia).

“ O nosso ato é para mostrar à sociedade, autoridades, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, PROCON e ANS que a situação está insuportável. O desequilíbrio na relação dos médicos com os planos de saúde é excessivo. Enfrentamos a burocratização exagerada,  honorários irrisórios,  falta de reajustes periódicos,  glosas inexplicáveis,  além de interferências abusivas na autonomia médica – que geram consequências à qualidade da assistência aos pacientes e prejuízos a todos: médicos, clínicas e hospitais”, enfatiza  Magalhães.

Após o debate, a categoria vai se concentrar no Terreiro de Jesus, onde vai distribuir uma carta aberta à população, onde relata a situação de desrespeito com a saúde e com os profissionais.

A paralisação é organizada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB), Federação Nacional dos Médicos e pelo conjunto das sociedades de especialidades médicas.

Por Daniela Sansão – CTB Bahia