Sábado resistente abordará os 40 anos da Guerrilha do Araguaia

No próximo sábado (14) acontecerá o Sábado Resistente sobre os 40 anos da Guerrilha do Araguaia, no Memorial da Resistência de São Paulo.

O encontro reúne interessados no debate sobre as lutas contra a repressão, em especial a resistência à ditadura civil-militar implantada com o golpe de Estado de 1964.

Participarão do debate a coordenadora do Memorial da Resistência, Kátia Felipini; Ivan Seixas, do Núcleo de Preservação da Memória Política; o professor da Universidade Federal de Goiás e autor do livro Guerrilha do Araguaia: a esquerda em armas, Romualdo Pessoa Campos Filho; o procurador da República em Ribeirão Preto e integrante do Grupo Direito à Memória e à Verdade do Ministério Público Federal, Andrey Borges de Mendonça; e o secretário nacional de Justiça e presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Paulo Abrão.

No encontro, ainda, haverá o lançamento da 2ª Edição de “Guerrilha do Araguaia: a esquerda em armas”. Além disso, serão homenageados Antonio Guilherme Ribeiro Ribas, ex-presidente da União Paulista dos Estudantes Secundaristas, guerrilheiro no Araguaia e assassinado pela ditadura militar; José Dalmo Ribeiro Ribas, em nome dos familiares de mortos e desaparecidos durante a guerrilha do Araguaia; Andrey Borges de Mendonça em nome do MPF pela denúncia contra o coronel da reserva do Exército Sebastião Curió Rodrigues de Moura pelo crime de sequestro qualificado de cinco pessoas na Guerrilha do Araguaia; e José Moraes Silva, presidente da Associação dos Torturados da Guerrilha do Araguaia (ATGA).

Fonte : Brasil de Fato