Blogueiros Progressistas debateram democratização da comunicação em Goiás

No último sábado (14), o I Encontro de Blogueiros Progressistas de Goiás reuniu em Goiânia os principais blogueiros, tuiteiros e jornalistas independentes em torno de um tema importante: a democratização da comunicação no Brasil e em Goiás, no auditório Jaime Câmara, na Câmara Municipal de Goiânia e foi realizando em duas partes

 

 Pela manhã, o debate foi sobre Liberdade de Imprensa x Liberdade de Expressão. Participaram do debate o professor de jornalismo e radialista Altair Tavares o radialista e blogueiro, Luiz Parahyba (Blog Moídos do Parahyba), (Radio 730), o professor Enival Mamede Leão (Blog do Mamede, de Catalão), o jornalista Marcus Vinicius (marcusvinicius.blog) e os mediadores, Flávio de Araújo e o professor Railton Nascimento Souza.

Em sua fala, Altair Tavares tratou sobre a necessidade da formação profissional e a participação dos jornalistas no debate sobre os novos limites da comunicação, pois, segundo ele, “com as redes sociais, todos comunicam e a interação é maior”. O radialista falou ainda sobre a liberdade de expressão, direito constitucional e o livre trânsito das ideias, das informações e opiniões. Discorreu ainda sobre a crise da mídia democrática, o papel do blog e do twitter.

Luiz Parahyba, educador social e responsável por oficinas de rádio comunitária em todo Estado, fez um paralelo entre o rádio e as redes sociais. “O rádio forma opinião diariamente e também pode ser interativo, mas as redes sociais permitem mais interação e devem ser estudadas e pesquisadas, assim como seu uso deve ser aprofundado por toda população.”

Enival Mamede diz que “os blogs permitem que todas as ferramentas da comunicação sejam utilizadas, fazendo no mesmo espaço o rádio (podcast), o vídeo (youtube) e o texto.”
Marcus Vinicius falou da necessidade do controle social dos meios de comunicação. “Advogados, médicos, engenheiros, arquitetos têm conselhos reguladores, por que os jornalistas não podem discutir o seu?”, observou.

À tarde nova mesa foi composta e se debateu a democratização da mídia e o papel das redes sociais. Representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o advogado Vinicius Nakano acredita que o “nível de democracia em uma país pode ser medida pela liberdade de manifestação do pensamento, da participação na política “, entende que o debate da regulação da comunicação é necessário, porém complexo, mas deve ser posto na mesa. “Se os blogs estão incomodando é porque a liberdade na comunicação social está funcionando” salientou o representante da OAB.

A psicóloga Cida Alves, do Blog Educar Sem Violência, entende que o direito à comunicação não pode ser propriedade privada, e sim coletiva. Ela cita o aumento dos casos de violência doméstica e a falta de interesse nos meios de comunicação neste debate. Para ela, o blog é uma forma de comunicar essencial para a humanidade contemporânea.

O jornalista e professor da Fasam, Antônio Silva fez um retrospecto dos meios de comunicação no Brasil. Citou as famílias que controlam os grandes meios de comunicação no Brasil e nos Estados e nos últimos tempos, na telefonia também. O professor advertiu que pelo Art. 220, inciso II, parágrafo 5o da Constituição Federal, “os meios de comunicação não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de um monopólio”. Para ele, o advento das redes sociais permite que todos tenham voz, quebrando o monopólio monocórdio dos grandes veículos. Segundo Antonio Silva, a comunicação deveria ser de idas e vindas da informação. Para ele, hoje a internet formou uma sociedade da comunicação e informação.

“Ninguém controla a informação”, afirmou Leonardo Attuch, idealizador do Brasil247 que relatou também a experiência de crescimento do jornal digital. Para ele, o mundo digital é mais horizontal, e nele todos contribuem para o processo de aferição da informação. “Hoje há uma migração rápida para o conteúdo on line e do jornalismo pago para o gratuito. A informação quer ser livre e democrática. A mídia tradicional enxerga as novas plataformas como ameaça e não como oportunidade e o que temos pela frente é uma guerra, um confronto entre estas duas visões”, ressaltou.

Segundo Attuch, “no caso Cachoeira as informações vieram de fora e isso mostrou a importância da internet e não das agências nacionais”. Por isso, para ele, a blogosfera tem papel fundamental no processo de democratização dos meios de comunicação.

Leonardo apresentou a página de Goiás no portal virtual nacional e anunciou a presença do jornalista, Vassil Oliveira, editor do 247Goiás, além do articulista Marcus Vinícius, que participaram da mesa dos debates.

O evento se encerrou no fim da tarde, após perguntas, respostas e opiniões do público e mesa.
O Encontro foi promovido pela Comissão Estadual de Blogueiros Progressistas – comunidade virtual aberta – realizado com apoio da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Centro de Pesquisa e Estudos Barão de Itararé, FitraeBC, Sinpro-GO e ANDI.

Fonte : Portal Vermelho

Foto: Ailma Maria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.