CTB-RN debate Desenvolvimento e Educação em Encontro

Com o tema “Desenvolvimento e Educação de qualidade”, a direção estadual da Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil – CTB/RN, realiza o II Encontro Estadual de Educação da CTB. O debate acontece no dia 05 de maio, a partir das 7h, na Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti (FLOCA).

O evento objetiva discutir com a sociedade, dirigentes sindicais, estudantes e educadores questões como o Plano Nacional de Educação (PNE), a questão do Piso Salarial Nacional Profissional, a Carreira dos Docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e o Financiamento da Educação. “Uma educação pública de qualidade é imprescindível ao desenvolvimento do país”,ressaltou o presidente estadual da CTB, Moacir Soares (foto).

Na opinião dos sindicalistas “se é verdade que nos últimos anos os investimentos para reequipar o serviço público, em especial as IFES, merece destaque, além da contratação expressiva de professores e funcionários, também deve-se lembrar a crescente dificuldade em manter e melhorar o nível de renda dos docentes dessas IFES que, só com muita luta e negociação, tem conseguido obter parcas vitórias nesse processo. A crise que tem abalado as estruturas dos países capitalistas centrais tem sido utilizada pelos segmentos mais conservadores do Governo defenderem o ‘enxugamento’ das contas públicas via redução das despesas correntes, ou seja, nada de reposição ou reajuste dos salários dos servidores”.

Para a Central, estes debates apresentam-se como ferramenta imprescindível para garantir que os trabalhadores e as trabalhadoras em educação alcancem êxito na implantação do Piso, e ajudam a mobilizar a sociedade em defesa aprovação do Novo Plano Nacional de Educação para os próximos dez anos, aumento para 10% o percentual de financiamento da educação e a valorização do magistério.

Por Jana Sá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.