CTB-PB manifesta apoio à greve dos professores de Itaporanga

Desde o dia 23 de abril que os professores municipais de Itaporanga, Paraíba, estão com suas atividades paralisadas por tempo indeterminado no município.

Os docentes, através de seu sindicato, o Sintemi- Sindicato dos Trabalhadores em Ensino do Município decidiu pela greve porque a Prefeitura se recusa a cumprir a Lei e não quer, de maneira nenhuma, pagar o piso salarial nacional do magistério.

Segundo a secretária municipal Kátia Lucia Fonseca Pinto Brasileiro, as cidades do Nordeste não devem pagar o piso salarial nacional, principalmente em Itaporanga, deixando revoltados todos os profissionais do magistério público municipal.

Os professores alegam que estão trabalhando cinco horas gratuitas por semana, de acordo com a tabela salarial do município e estão exigindo que seja cumprida a lei 11.738/2008 do Piso Nacional da Categoria.

A presidente do Sintemi, Ana Claudia, afirmou o prefeito Djaci Brasileiro não atende as reivindicações da categoria e a maior dificuldade é conseguir uma audiência para discutir os problemas dos professores, pois os secretários não resolvem nada, tendo como última alternativa a greve por tempo indeterminado.

O sindicato está entrando com ações na justiça para garantir o pagamento do piso que é lei, como também o retroativo no período de janeiro de 2009 a abril de 2012.

ctb_pb_greve_itaporanga2

Para o presidente da CTB-PB, a luta dos professores é legitima e terá o apoio integral da central, no sentido de garantir o cumprimento do piso da categoria, na mobilização e também na justiça.

Gonçalves orientou que o sindicato solicitasse a prestação de contas do Fundeb de janeiro de 2001 até abril de 2012, relação de todos os profissionais que recebem pelos 60% e 40%, locais de trabalho, valores dos salários, além da atual composição do Conselho Municipal do Fundeb. “ O Sintemi deve imediatamente entrar com ação na justiça para ter acesso a esses dados, pois o gestor se nega a entregar”, frisou o mesmo.

Os diretores da CTB-PB no Vale do Piancó, professora Alcicleide Lacerda, presidente do Sindicato dos Professores de Piancó e Região e o Agente de Saúde, Manoel Miguel, Presidente do Sindicato dos ACS-ACE do Vale do Piancó, estão dando total apoio a luta dos professores de Itaporanga.

Fonte: CTB-PB