1º de Maio: CTB-CE realiza caminhada pelo centro de Fortaleza

Para comemorar o Dia Internacional do Trabalho, a CTB Ceará realizou uma caminhada pelas ruas do centro de Fortaleza. O 1º de Maio da central foi promovido no dia 30 de Abril em parceria com diversas entidades dos movimentos sociais e sindicais do Estado, que levaram bandeiras, faixas e carro de som ao centro da capital.

A concentração aconteceu na Praça do Carmo. De lá os trabalhadores se dirigiram até a Praça do Ferreira onde ocorreu ato político em homenagem aos trabalhadores, seguido de apresentação de artistas populares. Lideranças políticas e parlamentares marcaram presença, entre eles a deputada estadual Eliane Novais, o Senador Inácio Arruda, o deputado federal Chico Lopes, a vereadora de Fortaleza Eliana Gomes e o ex-deputado estadual capitão Wagner Souza, presidente da Associação dos Profissionais de Segurança Pública (Aprospec).

ctb_ce_caminhada2

A direção do Sindiagua também participou do evento. Em pronunciamento, Jadson Sarto, presidente da CTB-CE e do Sindiagua, destacou a importância da união dos sindicatos para avançar nas conquistas dos trabalhadores. O presidente da Central ressaltou a histórica luta dos trabalhadores contra a privatização no período dos governos neoliberais e alertou para o perigo das PPPs no setor de saneamento.

ctb_ce_caminhada3

Eliane Novais também defendeu a unidade sindical e ressaltou a importância do Estado qualificar o serviço público a partir do respeito e da valorização dos servidores. A parlamentar defendeu ainda a igualdade salarial entre homens e mulheres no mercado de trabalho.

Durante o ato, as lideranças sindicais ressaltaram diversas bandeiras defendidas pelos trabalhadores, entre elas a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salários; a reforma agrária; a continuidade do processo de redução da taxa de juros; o fim do fator previdenciário; a valorização das aposentadorias e a universalização do saneamento.

Fonte: CTB-CE