1º de Maio: Centrais do Pará promovem ato público em Belém

O “Dia do Trabalho” foi marcado por manifestações pacíficas, na manhã da última terça-feira (01), em Belém. Dezenas de sindicatos de trabalhadores se reuniram para discutir as conquistas e as reivindicações da categoria, em um ato público promovido, na Praça da República, no Centro de Belém, pela CTB, FS, CUT e NCST.

O “1º de Maio Unificado” teve como objetivo mostrar a união das entidades na luta por melhores salários, mais emprego e desenvolvimento econômico e social do País.

Com o tema “Mais salários, mais empregos e mais desenvolvimento”, dirigentes das centrais sindicais estiveram na praça da República, no centro da cidade, para um ato cultural.

As centrais defendem a redução da jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais; um programa de valorização dos servidores públicos; a extinção do fator previdenciário e valorização das aposentadorias; aprovação de lei que assegure a recomposição anual do salário mínimo; igualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho; redução das taxas de juros cobradas pelo mercado financeiro; reforma agrária; trabalho decente e combate ao trabalho escravo; cumprimento da lei que amplia de quatro para seis meses o prazo dado pela licença-maternidade; regulamentação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que assegura a negociação coletiva do servidor público; e combate aos assédios moral e sexual dentro das empresas da iniciativa privada e também nas repartições públicas.

“Neste Dia do Trabalhador estamos debatendo a agenda nacional da classe trabalhadora, por desenvolvimento com valorização do trabalho, pela redução da taxa de juros e mais emprego, a redução de 44 para 40 horas semanais da jornada de trabalho, o combate ao trabalho escravo, melhores salários e fim do fator previdenciário  disse Marcão Fonteles , presidente da CTB Pará.

“Nós achamos que as bandeiras centrais da classe trabalhadora precisam se unir para se ter força para dialogar com os patrões. Aqui estamos tratando de pautas conjuntas e, por isso, precisamos dessa união”, declarou Cleber Rezende, secretário geral da CTB no Pará. Na ocasião, foram distribuídos materiais informativos e vários sindicalistas se pronunciaram.

Waldir Nascimento, secretário de Política pela Igualdade Racial da CUT, explicou que o ato de ontem foi fruto de um debate que está ocorrendo nas centrais para que haja uma união nas principais lutas dos trabalhadores. “Assim podemos conseguir melhores condições de trabalho”, ressaltou.

O diretor de relações sindicais da FS, Francisco Fernando Ribeiro, lembra que a entidade assumiu a presidência da Comissão Estadual de Emprego. “Nosso grande desafio agora é a qualificação profissional. Disso nós não vamos abrir mão”, declarou.

JORNADA

Assis, vice-presidente da CTB Pará, destaca a redução da jornada de trabalho como prioridade para a classe trabalhadora. “que vivem em uma sobrecarga de trabalho. A jornada de 40 horas semanais gera mais empregos e melhora a qualidade de vida e aumenta a produtividade.

Entre as lideranças que prestigiaram o Ato Unitário estiveram o deputado Alfredo Costa (PT/PA), os vereadores Milene Lauand e Marquinhos (PT/PA), o presidente estadual do PCdoB/PA Jorge Panzera, o Coordenador estadual do DIEESE e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Pará, Jarbas Vasconcelos.

Diversas lideranças sindicais estiveram presentes e se manifestaram na defesa das bandeiras unitárias das centrais. Falaram no ato, Ezequiel (SEPUB), Aquino (Sindforte), Kleofas (S), João Gouveia (SINDIMEPA), Sodré (SINPRO), Cleber (Sintepp), Sergginho (Bancários), Nonato (SIMETALPA), Fernando (Sintratel) entre outras entidades.

Usaram a palavra ainda entidades sociais como a OAB/PA, UBM, CEBRAPAZ, UAP, Instituto Bolivariano, UBES, Fórum de Mulheres e Unegro.

No Ato cultural tocaram duas bandas “Carbono – Um novo começo de era” e “THC”, que animaram bastante as pessoas presentes que encerraram o ato com a palavra de ordem “trabalhador unido jamais será vencido”.

Fonte: CTB-PA