Metalúrgicos de Caxias (RS) dão início a assembleias sobre o dissídio

“Estivemos ao lado dos empresários na luta pela redução dos juros e por incentivos do governo ao desenvolvimento da indústria, mas agora queremos a valorização do trabalhador, que é o responsável pelo desenvolvimento e, consequentemente, crescimento do faturamento e lucro das empresas”. Com essa afirmação, o presidente em exercício do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região, Leandro Velho, convocou os 1,2 mil trabalhadores do primeiro turno da empresa Neobus a se unirem em torno da luta por melhores salários e condições de trabalho, durante assembleia realizada em frente à fábrica no bairro Ana Rech, na manhã da última segunda-feira (07).

Esse foi o primeiro de uma série de encontros que o Sindicato realizará nas principais empresas de Caxias e região para apresentar aos trabalhadores a pauta de reivindicações da campanha salarial 2012, aprovada em assembleia geral,que prevê reajuste salarial de 10% e cláusulas sociais como a redução da jornada de trabalho, transporte subsidiado, estabilidade em caso de acidente de trabalho, equiparação salarial entre homens e mulheres.

Uma das bandeiras defendidas nesta campanha salarial é a elevação do piso da categoria para R$ 1 mil. Hoje o valor pago é de R$ 684,20 nas empresas com até 50 empregados e de R$ 776,60 nas empresas com mais de 50 trabalhadores. “Precisamos valorizar o piso porque muitas empresas em Caxias, apesar de todo o lucro, pagam apenas isso”, afirma Velho. O índice de 10%, conforme o presidente, é baseado na inflação dos últimos 12 meses (4,7%) e no crescimento registrado pelas empresas no período. “O trabalhador não pode ser culpado pela falta de competitividade nem pela desindustrialização. Até porque algumas empresas cresceram 16%. Então, não podemos aceitar o argumento dos empresários de que estão passando por uma crise”, destacou.

A pauta de reivindicações deve ser apresentada ao Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simecs), dia 23/5, mesma data em que a campanha salarial será lançada oficialmente.

Fonte: Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região