CTB-BA lança Campanha da Unicidade Sindical em Salvador

A CTB Bahia lançou em Salvador a campanha nacional em defesa da Unicidade Sindical. O evento, ocorrido na última sexta-feira (11/5), reuniu no auditório do Ministério Público do Trabalho representantes de diversas categorias para debater os rumos do movimento sindical  brasileiro.

De acordo com o secretário-geral da CTB Nacional, Pascoal Carneiro, a campanha reage à tentativa de fragmentação dos sindicatos de trabalhadores, com a possibilidade do Brasil adotar a Convenção 87 da OIT – Organização Internacional do Trabalho, alterando assim o Artigo 8º da Constituição Federal.

“Com desenrolar do tempo, vários atores ligados ao movimento sindical, correntes de pensamento, vêm defendendo a mudança no artigo 8º para acabar com a Unicidade, que é o sindicato único, por categoria, para implantação do Plurisindicalismo, que hoje é implantado em várias partes do mundo, onde os trabalhadores têm grandes perdas com isso, ou seja, ao invés de se fortalecerem, se dividem, ficam frágeis, e o capitalismo acaba criando conquistas em cima dos trabalhadores, como vem acontecendo na Europa, por exemplo”, explica Pascoal.

ctb_unicidade_sin

Representantes dos sindicatos compareceram ao evento e tiraram dúvidas com os advogados Marco Anthas e Jorge Lima, vice-presidente da Associação de Advogados Trabalhistas da Bahia (ABAT), sobre a importância de defender o fortalecimento dos sindicatos e sua estruturação por categoria econômica, dando aos trabalhadores  mais condições de enfrentar o capital.

“É importante que a CTB faça o debate sobre a Unicidade, neste momento em que o país experimenta uma fase de desenvolvimento. A divisão do movimento sindical apenas fragiliza o trabalhador e essa campanha mobiliza os trabalhadores para garantir que as categorias não se dividam”, destacou o dirigente da CTB-BA e coordenador geral da Assufba Sindicato, Renato Jorge Pinto. “Essa discussão ganha força e se apresenta como fundamental na luta dos trabalhadores”, completou o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Euclides Fagundes. Sindicatos fortes fazem melhores acordos em benefício da classe trabalhadora, diz Adilson Araújo

A CTB lançou a campanha nacional em março deste ano e, no sentido de divulgá-la, vem dando repercussão nos estados, apresentando a necessidade de aprofundar a discussão sobre sindicalismo forte e democrático, como explica o presidente da CTB, na Bahia, Adilson Araújo. “O debate da estrutura sindical no Brasil não é novo, mas nós entendemos que no curso do desenvolvimento ganha ênfase a necessidade de fortalecer cada vez mais a organização sindical, sobretudo, porque entendemos que jogar pela divisão é jogar água no moinho do patrão”, destaca Adilson Araújo.

Ele esclarece ainda que sindicatos fortes garantem a pavimentação das condições para celebrar melhores acordos. “O Dieese dá conta de que, nos últimos anos, os trabalhadores vêm obtendo um aumento real dos salários, além da inflação, e tudo isso está em conformidade com termos sindicatos fortes, unitários e que criam as condições necessárias para que as categorias sejam cada vez mais fortalecidas, impedindo a divisão da classe trabalhadora brasileira”, afirma Araújo.

Por Wilde Barreto (Fotos: Américo Barros)