CTB-RS realiza mais um Curso Estadual de Formação Sindical

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RS) iniciou na quarta-feira (30) a segunda etapa de seu Curso Estadual de Formação Sindical. O primeiro dia contou com a presença de 40 representantes de sindicatos filiados à CTB no Convento dos Capuchinhos, situado no Bairro Santo Antônio, em Porto Alegre.

O presidente da CTB-RS, Guiomar Vidor, destacou a importância do Curso para a preparação dos sindicalistas da Central visando os debates das grandes questões estaduais e nacionais.

“A CTB-RS está dando continuidade ao projeto de formação de seus dirigentes sindicais, o que tem acontecido desde a sua fundação. Esse é o nosso quarto Seminário Estadual. O Curso de Formação Sindical tem o objetivo de preparar a nossa militância para os grandes embates que teremos pela frente e para fazer com que o movimento sindical e a CTB possam ser cada vez mais protagonistas nas lutas pelas transformações sociais que buscamos para o nosso Estado e para o País. Por isso, a CTB-RS tem valorizado essa atividade e continuará investindo na formação dos nossos dirigentes”.

O ex-deputado Aldo Arantes (PCdoB), foi o primeiro palestrante do dia. Tendo como eixo principal o tema “Desenvolvimento e Meio Ambiente”, Arantes abordou tópicos relevantes, tais como “O capitalismo e a crise ambiental”, “Projeto nacional de desenvolvimento sustentável”, “Amazônia: região estratégica para o Brasil” e Exploração sustentável das florestas públicas”, entre tantos que enriqueceram o debate.

À tarde, o sociólogo Maurício Koller da Rocha, professor do Centro de Estudos Sindicais (CES) e assessor de formação do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim (MG) foi o palestrante, tendo como tema “Estado, Partido e Sindicato”.

Nesta quinta-feira (31) a professora Celina Alves Padilha Areas, Coordenadora de Formação do CES e Secretária Nacional de Formação e Cultura da CTB, será a palestrante. Ela vai abordar o tema “Projeto Nacional de Desenvolvimento e Desafios do Movimento Sindical”.

Na sequência, será a vez da professora Marcia Silva, mestre em Sociologia e Direito pela UERJ e doutora em Serviço Social pela UFRJ. “Sindicalismo Latino Americano” é o tema de sua palestra.

O evento será encerrado na sexta-feira (1º) com a realização do Seminário de Debates – “Perspectivas para o Sindicalismo Brasileiro – A Questão da Unicidade, da Liberdade e Autonomia Sindical”, que terá como palestrante o vice-presidente nacional da CTB, Nivaldo Santana.

A Secretária de Formação da CTB-RS, Eremi Melo, destacou a importância do Curso e espera que ele sirva para que os dirigentes participantes transmitam o conhecimento adquirido para os trabalhadores de suas regiões.

“Os sindicalistas têm compreendido a importância da formação ao enviarem seus quadros para buscar mais conhecimento e entenderem melhor todo o processo. A partir disso, nosso objetivo é que os sindicalistas repassem o conhecimento adquirido para as suas bases”.

Fonte: CTB-RS