Presidente da Palestina recebe delegação de sindicalistas brasileiros

O Presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, recebeu na tarde do dia 14, quinta-feira em Ramallah, no Palácio Muqataa, os integrantes da delegação que participam da Primeira Missão de Solidariedade ao Povo Palestino, organizada pelo Comitê Estado da Palestina Já!

Por Neyson Freire*

Os integrantes da missão convidaram o Presidente Mahmoud a participar do Fórum Social Mundial – Palestina Livre que ocorrerá no Brasil, em Porto Alegre, entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro e reafirmaram o apoio do povo brasileiro em defesa da causa palestina.

Abbas agradeceu o Brasil pelo apoio ao povo palestino e sua Autoridade Nacional em todos os níveis, particularmente no reconhecimento do Estado da Palestina com as fronteiras de 1967. Destacou a sua última visita ao Brasil em 2010 quando lançou a pedra fundamental da futura sede própria da embaixada palestina no Brasil.

Participaram da reunião os líderes José Carlos Arêas, representando a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB; Antônio Miranda (Toninho), representando a Força Sindical; João Batista da Silveira, representando a Confederação Nacional dos Trabalhadores nos Estabelecimentos de Ensino – CONTEE; Andréia Miriam, representando a diretoria da FITEE (MG/ES); Emir Mourad, representando a FEPAL – Federação Árabe Palestina do Brasil e o jornalista Neyson Freire. Também participaram da reunião o Major General Sultan Abdo Al-Einein, membro do Comitê Central da Al Fatah e Abdalla Abu Rahme, um dos líderes dos Comitês de Resistência Popular contra o Muro do Apartheid e dos assentamentos.

Segundo Emir Mourad, Coordenador da Delegação, essa missão tem como objetivo principal fortalecer e aprofundar a solidariedade brasileira com o povo palestino, para que o Brasil tenha mais informações sobre a situação em que vive a população palestina sob o jugo da ocupação israelense. Mourad acrescentou ainda que a programação da Missão inclui vários encontros com organizações governamentais e não governamentais e visitas ao Muro do Apartheid, aos acampamentos dos refugiados e várias cidades e localidades da Cisjordânia.

Com_Abbas_2

A Missão, nos diversos encontros e reuniões que tem participado, está ressaltando a importância do Forum Social Mundial Palestina Livre. Espera-se com esse evento, a presença de mais de 20 mil pessoas de todo o mundo.

Os membros da Missão já estiveram reunidos no dia 13, na cidade de Ramalláh, com o Comitê Nacional Palestino encarregado de coordenar e organizar a participação das entidades palestinas no Forum.

Os membros da Missão já visitaram o acampamento de refugiados de Bir Zeit, a aldeia de Nabih Saléh, o túmulo de Arafat, reuniram-se com o ministro do Trabalho da Palestina e mantiveram profícua reunião com o comitê executivo da GUPW, a Central Palestina de Trabalhadores, entre tantas atividades que têm participado.

A Missão retorna ao Brasil na próxima semana, no dia 20 de junho. Serão ainda visitados as cidades de Belém e Jerusalém.

* Jornalista e pesquisador do Oriente Médio, integra a Missão Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino.