Comerciários do RS encerram seminário debatendo papel de sindicalistas na política

Na última sexta-feira (29), o Sindicato dos Comerciários de Caxias do Sul (Sindicomerciários) participou do segundo dia do seminário “Participação política de dirigentes sindicais nos processos democráticos do Brasil”, promovido pela Regional Serra da Federação de Empregados no Comércio de Bens e Serviços do Rio Grande do Sul.

Dirigentes sindicais se reuniram na sede social do Sindicomerciários e participaram de duas palestras: na parte da manhã, Pascoal Carneiro, secretário nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB e à tarde foi a vez de André Luis dos Santos, assessor parlamentar do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – DIAP.

Pascoal_Seminario_Sindicomerciarios

Carneiro discutiu sobre a participação política do sindicalismo na política brasileira. Segundo ele, a política se dá com a participação dos trabalhadores: “Fazer política é discutir questões pertinentes às categorias de trabalhadores. Há um preconceito quanto aos sindicalistas assumirem cargos políticos. Na história brasileira, sempre se omitiu a intervenção dos trabalhadores nos processos políticos”, ressalta Carneiro.

Já Santos, pautou sua palestra do movimento sindical no congresso nacional. Para ele, o sindicalista que consegue chegar até o congresso deve estar convicto de seu papel, caso contrário, é eliminado. “Precisamos participar, fazer parte dos movimentos políticos. Ao lançarmos um sindicalista neste processo, devemos apóia-lo, pois sempre existirão ameaças à classe trabalhadora dentro do congresso”, afirma Santos.

Coordenadores_seminario_Sindicomerciarios

Fonte: Sindicomerciários