CTB-RJ e a intelectuais homenageiam 100 anos de Osny Pereira

A noite da última quinta-feira (05) ficará na memória dos cariocas por muito tempo, quando a CTB Rio de Janeiro e várias personalidades da cena política estadual se reuniram na sede da ABI no Centro do Rio para homenagear Osny Duarte Pereira, uma das figuras mais representativas da luta do povo na defesa da soberania nacional sobre suas riquezas naturais, entre elas a Amazônia.

A direção da CTB-RJ foi representada pelo companheiro Paulo Farias, secretário de comunicação e imprensa, que leu a mensagem de homenagem a este ilustre jurista brasileiro, que muito antes desta onda de defesa da ecologia, já se manifestava na década de 50 sobre o direito florestal brasileiro e a desnacionalização da Amazônia.

Osny Duarte Pereira nasceu em 5 de julho de 1912 em Itajahy, Santa Catarina e se afirmou como um dos maiores nacionalista brasileiro. Aos 19 anos fundou e presidiu o Centro Acadêmico Hugo Simas da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná e aos 21 anos se transformou no mais jovem promotor do país concursado.  É autor de vários livros entre eles “Juizes atrás da Cortina de Ferro” de 1952 e “Quem faz as Leis no Brasil” de 1963. Em vida sofreu diversos atentados e foi diversas vezes preso e em 1964 teve seus direitos políticos cassados pelo golpe militar. Em 1970 participou ativamente da denominada “Frente Ampla” movimento que pugnava pelo retorno ao Estado Democrático e na década de 70 participou intensamente como advogado de vários presos políticos. Foi membro da Comissão Afonso Arinos e não obstante não constituinte  atuou intensamente no Congresso Nacional, sendo o cidadão que mais incorporou sugestões e textos à atual Constituição.

Para a categoria dos Urbanitários do Rio, Osny teve uma imensa importância. Ele foi uma das vozes mais contundente na denuncia da Light, ex estatal elétrica do Rio, privatizada por FHC e o ex governador Marcello Alencar. Alem de ter denunciado a farsa montada pela ditadura militar por ocasião da compra desta empresa posteriormente foi o próprio jurista que reuniu o saudoso presidente da ABI, Barbosa Lima, Betinho e o Coordenador da COOPE/UFRJ, Pinguelli Rosa e a categoria urbanitária numa ação popular contra a venda da Light.
O Núcleo Eletricitário da CTB RJ declara sua eterna gratidão a este grande brasileiro, que com sua prodigiosa inteligência e saber incomparável de jurista, se transformou numa referencia dos trabalhadores e lutadores do povo na defesa da soberania nacional e da consolidação do Estado Brasileiro.

Fonte: CTB-RJ