Protesto com sopão cobra direito de distribuir comida a sem-teto em São Paulo

Um protesto agitou a região central de São Paulo, na noite da última sexta-feira( 15), quando um grupo de manifestantes promoveu uma caminha e distribuiu cerca de 50 kg de sopa na Praça da Sé. Eles protestaram contra as declarações do secretário municipal de Segurança Urbana, Edsom Ortega de que iria punir organizações não governamentais (ONGs) e entidades assistenciais que insistissem em dar sopão a moradores de rua.

Mesmo sendo véspera de feriadão prolongado, cerca de 500 pessoas se concentraram em frente da prefeitura. Depois, seguiram em marcha até a praça da sé, onde foi servido um sopão preparado pelo coletivo Veganusp, formado por estudantes da Universidade de São Paulo. Quarenta quilos de alimentos foram doados pelo Ceagesp.

“A nossa proposta é distribuir a sopa para todo o cidadão, não só quem está em situação de rua”, declarou o coordenador no Movimento Nacional da População de Rua, Anderson Lopes, que criticou a falta de uma política de segurança alimentar. “Quem vive na rua passa fome, passa dificuldades. Então, para nós, é de fundamental importância que exista uma política de segurança alimentar. Como não existe na cidade de São Paulo, são importantes essas organizações que distribuem comida e dão água”.

sopao protesto2

Para a doutoranda em Ciências Sociais, Rose Barbosa, é péssimo o tratamento que vem sendo dado aos moradores de rua na cidade. “A gente entende que isso é uma luta pelo direito à cidade. Um direito que vem sistematicamente sendo violado, principalmente no caso da população em situação de rua, onde a gente sabe que a atual gestão municipal trata essa questão como de segurança pública e não de assistência ou de direitos humanos”.

Roberto Parente, uma das pessoas que prepararam a sopa, disse que tudo foi feito com doações de legumes recolhidas na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp). Para ele, o protesto é importante para que não haja retrocesso na garantia dos direitos individuais. “Isso não é altruísmo, isso é reivindicação de direitos básicos. Se você fechar os olhos, daqui a pouco os seus direitos podem estar ameaçados”, ressaltou Parente.

Portal CTB com agências

Movimentos

• A

10 de Julho de 2012 – 21h00

Paulistanos promovem Sopão de Gente Diferenciada em protesto

Uma notícia sobre a tentativa da prefeitura de São Paulo proibir a distribuição de sopa por entidades assistenciais a moradores de rua no centro da capital paulista mobilizou paulistanos de classes sociais diferentes para protestar contra a medida que tentou criminalizar a caridade.

Foto: Casa Fora do Eixo

Mesmo sendo uma sexta-feira à noite, véspera de feriadão, cerca de 300 pessoas se concentraram em frente da prefeitura. Depois, seguiram em marcha até a praça da sé, onde foi servido um sopão preparado pelo coletivo Veganusp, formado por estudantes da Universidade de São Paulo. Quarenta quilos de alimentos foram doados pelo Ceagesp.