Comerciários de Salvador realizam VI Encontro de Cipistas

Pelo sexto ano consecutivo o Sindicato dos Comerciários de Salvador realiza o Encontro de Cipistas do Comércio. O evento acontece na próxima 1uinta-feira (26), das 8 às 18h, na procuradoria Regional do Trabalho – Corredor da Vitória, e tem como objetivo esclarecer, orientar e preparar os Cipistas para promoverem um ambiente de trabalho saudável e que não adoeça os trabalhadores.

No comércio de Salvador ainda é comum o descumprimento pelas empresas de vários dispositivos da Norma regulamentadora nº5 (NR05), que, dentre outros, prevê, desde 1978, a criação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) em organizações com mais de dois estabelecimentos no mesmo município. A constituição do órgão dentro das empresas foi determinada pela ocorrência significativa e crescente de acidentes e doenças típicas do trabalho em todos os países que se industrializaram.

A CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível, permanentemente, o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Devem ser constituídas por representantes indicados pelo empregador e membros eleitos pelos trabalhadores, de forma paritária, em estabelecimentos com mais de 50 empregados.

Confira a programação:

08h  – Mostra de Vídeo

MESA I
SRTE – Cipistas e suas atribuições
SRTE – Acidentes de trabalho e seus efeitos

MESA II
INSS – Lei nº 8 – 213 (art. 93) – Acessibilidade / Inserção
APADA (Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos)
Inserindo o deficiente auditivo no mercado de trabalho
Intervenções: FOBAP – Fórum Baiano de Aprendizagem Profissional
Naspec