Bancários da Bahia apontam prioridades para a campanha salarial

A consulta nacional feita com os bancários da Bahia revela algumas das prioridades que a categoria defende para a campanha salarial. No Estado, 68,2% dos bancários querem reajuste entre 10% e 15%. Todos os dados serão levados para a Conferência Nacional, entre os dias 20 e 22 de julho, em Curitiba.

Em relação à remuneração direta, 46% consideram o aumento real do salário o principal item. Em seguida aparecem ampliação do piso (20,6%), Plano de Cargo, Carreira e Salário (15,8%), 14º salário (8,3%), ampliação da gratificação de função (7,4%) e piso para gerente (2,1%).

Para o diretor do Departamento Econômico do SBBA, Elder Perez, o resultado mostra que a categoria não abre mão do aumento acima da inflação. “O reajuste é fundamental para darmos continuidade à recuperação do poder de compra dos trabalhadores e ajudar o país a crescer mais”, explica.

Na chamada remuneração indireta, a cesta alimentação é considerada a prioridade para 39,5% dos participantes. Na sequência aparecem auxílio-creche e auxílio-combustível, com 15,1% dos votos cada. O auxílio-educação vem em seguida com 13,2%. Depois, previdência complementar (10,1%) e abono assiduidade (7,1%).

Com relação a remuneração variável, 45,8% acham que o principal item a ser debatido deve ser a PLR (Participação nos Lucros e Resultados) maior. Outros 31% defendem o não desconto do benefício nos programas próprios e 23,1% querem negociar a remuneração total.

Fonte: SEEB-BA