CTB-PB defende convênios para facilitar a retirada de Carteira de Trabalho

Preocupada com os trabahadores e trabalhadoras na agilidade na retirada de documentos, a CBT Paraíba tem se reunido com representantes das prefeituras da região na tentativa de firmar convênios com a Delegacia Regional do Trabalho e Emprego na Paraíba (DRT-PB), em João Pessoa, para que abram espaços em seus municípios para a emissão de Carteiras de Trabalho.

A cobrança por parte da CBT-PB é apoiada pelo Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares do Estado da Paraíba (SindHotel), presidido pelo sindicalista Geraldo Lima, que assumiu também a presidência da Central, já que o titular do cargo se licenciou para disputar as eleições de vereador no município de Patos, cidade do Alto Sertão paraibano.

Segundo Geraldo Lima, grande parte da população de trabalhadores do interior do estado tem dificuldade de tirar o documento por não ter em sua cidade um local para a expedição da Carteira de Trabalho.

“Bastaria um convênio entre os gestores e a direção da DRT para que o problema começasse a ser resolvido”, aponta Geraldo, lembrando: “Os trabalhadores que estão chegando ao mercado ou quem quer tirar segunda via têm que se deslocar até a capital ou outra cidade-polo para poder solicitar a Carteira de Trabalho. Esse trabalho poderia ser facilitado com a realização dos convênios”.

No mês passado, Geraldo Lima esteve na Delegacia Regional do Trabalho visitando o superintendente Rodolfo Ramalho Catão, quando falou do assunto. Na oportunidade, o sindicalista também tratou sobre os cerca de 60 dos mais de 100 sindicatos filiados à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) no estado da Paraíba que ainda estavam à espera da Carta Sindical que é concedida pela Delegacia Regional do Trabalho (DRT).

Fonte: CTB-PB