Trabalhadores da Universidade Federal realizam ato público em Aracaju com apoio da CTB-SE

Foi realizado na manhã da última quinta-feira (19) um ato público do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Sergipe (Sintufs) no Calçadão da Rua João Pessoa, no Centro de Aracaju. Intitulado ‘Assembleia Pública da Educação’, os servidores em greve foram às ruas com o objetivo de mostrar a população qual a situação atual da greve.

Durante o ato, que contou com o apoio da CTB Sergipe, do Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Sintrase), entre outras frentes sindicais, os servidores alertaram a população para a situação vivida dentro das instituições. Também durante a manifestação foi realizada uma grafitagem, referindo-se à possível privatização dos Hospitais Universitários no Brasil.

Entre as as principais reivindicações da categoria estão reajuste salarial, com elevação do piso para três salários mínimos, aumento do auxilio alimentação, aprimoramento da carreira (racionalização de cargo e incentivo a qualificação), concurso público, melhores condições de trabalho e incentivo à educação.

Para o presidente da CTB-SE, Edival Góes, a manifestação serviu para apresentar para a população a pauta da categoria. “Foi a forma de recuperar o diálogo entre trabalhadores e a sociedade. Fomos às ruas para apresentar para a população a pauta justa dos trabalhadores públicos,que incluiu a defesa de universidades públicas, valorização do trabalhador, entre outros pontos que refletem diretamente na qualidade dos serviços prestados”, destacou o sindicalista.

O vice-presidente do Sintufs, Antônio José dos Santos, explica que as assembleias públicas vêm ocorrendo desde o início da greve, em 11 de junho, dentro da própria UFS, mas eles decidiram levar a públicoo o movimento para ganhar o apoio popular. “Nós não gostamos e nem queremos estar em greve, mas a situação está difícil. Desde o ano passado que a gente tenta negociar com o governo, mas não acontece nada. Só estamos pedindo um direito nosso, que são as condições necessárias para uma boa prestação do serviço”, afirma o sindicalista.

Portal CTB