Metalúrgicos de Caxias do Sul aprovam reajuste de 7,5% e encerram campanha salarial

Os metalúrgicos de Caxias do Sul e Região, aprovaram por unanimidade na manhã deste sábado, dia 21, em assembleia geral realizada em frente a sede do Sindicato, a proposta de reajuste salarial de 7,5% e avanços em cláusulas sociais.

O presidente em exercício do sindicato, Leandro Velho, destaca que o percentual obtido nas negociações representa quase 3% de ganho real, sendo que a inflação do período, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) foi de 4.8%.

“Esse índice não atende completamente às expectativas da categoria, mas deve ser considerada uma vitória devido as circunstâncias atuais. Além disso, conquistamos avanços importantes nas cláusulas sociais.” Entre os benefícios conquistados estão a ampliação do limite de faltas permitidas para que o trabalhador metalúrgico acompanhem familiares acima de 60 anos ao médico e a que aplicação multa às empresas no caso de descumprimento do acordo coletivo.

Outra conquista importante neste dissídio foi a valorização dos pisos da categoria. A partir de agora passa a valer R$ 839 (antes R$ 776,60) para empresas com mais de 50 trabalhadores e, R$ 761.28 (antes R$ 684,20) para as empresas com menos trabalhadores.

O reajuste de 7,5% e as cláusulas sociais são válidos a partir do mês de agosto.

Por Claiton Stumpf