Comerciários de Caxias do Sul e patrões não chegam a um acordo

Na manhã desta quarta-feira (25), o Sindicomerciários se reuniu, pela segunda vez, com o Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul (Sindilojas), dando continuidade às negociações do dissídio coletivo da Campanha Salarial 2012.

Na primeira reunião, na semana passada, as entidades não entraram em acordo. O Sindilojas ofereceu aos comerciários um reajuste de 80% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) o qual, foi rejeitado em função de não repor nem a inflação ocorrida no período de julho de 2011 a junho de 2012.

O presidente da entidade, Silvio Luís Frasson, juntamente com representantes do sindicato, apresentou uma contraproposta de 8,5 % de reajuste sobre o salário dos comerciários, mas o aumento foi recusado pela patronal, que ofereceu um reajuste de 5,5%.

“Nós achamos que essa proposta do sindicato patronal fica muito abaixo das nossas expectativas, não reconhecendo o esforço da categoria comerciária. A economia caxiense cresceu neste período, tanto que os outros setores repassaram um aumento real para as categorias de mais de 2%, enquanto a patronal nos ofereceu 0,5%. Vamos mobilizar a categoria para conseguirmos melhorar este índice”, ressalta Frasson.

Entre outras reivindicações para a categoria está a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, o fim do banco de horas, licença maternidade e estabilidade para gestantes de 180 dias.

Nas próximas semanas, as entidades voltarão a se reunir para prosseguir a negociação.

Fonte: Sindicamerciários