CTB vai às ruas em SP para defender os trabalhadores do serviço público

A CTB foi à Avenida Paulista, em São Paulo, nesta terça-feira (31), para participar do Dia Nacional de Luta dos Servidores Públicos. Centenas de manifestantes expuseram seu descontentamento em relação ao governo federal, exigindo da presidenta Dilma Rousseff uma resposta definitiva às reivindicações da categoria.

O ato, inicialmente marcado para a porta do Gabinete Regional da Presidência da República na cidade, acabou se realizando no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp) e contou com a presença de centenas de trabalhadores do serviço público, estudantes e profissionais de outras categorias, que foram levar seu apoio aos grevistas.

Para o presidente da CTB-SP, Onofre Gonçalves, o Dia Nacional de lutas é fundamental para fortalecer a luta dos trabalhadores e para deixar claro à sociedade os motivos que levaram os servidores a cruzarem os braços. “Trata-se de uma categoria fundamental para o desenvolvimento do país, e por isso é preciso que o governo federal a valorize”, afirmou.

Durante o ato, coube a José Bitelli, dirigente da CTB-SP e do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, expor aquilo que os cetebistas defendem para o funcionalismo público. “Estamos aqui para defender a valorização do trabalhador do serviço público e também para defender o direito de greve da categoria. Precisamos fortalecer o Estado nacional em nome de um projeto nacional de desenvolvimento, e para isso temos que contar com profissionais bem remunerados, com mais direitos e maior valorização”, defendeu.

ctb 003
Luta

Os servidores federais, que seguem em greve lutando por melhores condições de trabalho e valorização da categoria, escolheram a data como como forma de presisonar e sensibilizar o governo para a situação enfrentada pelos trabalhadores do setor.

As demandas dos servidores federais são, em linhas gerais, recomposição salarial, extensão do plano de carreira estabelecido pela Lei 12.277/2010 a todos os servidores, ampliação de auxílio-alimentação e saúde, e realização de concurso público.

ctb 002
Entre os dias 16 e 20, os trabalhadores promoveram na capital federal uma jornada de lutas, que incluiu um acampamento na Esplanada dos Ministérios, uma grande marcha que percorreu as ruas do planalto central e, no dia 20, uma plenária unificada para uma avaliação do movimento.

Há 25 categorias em greve no país, em 25 estados e no Distrito Federal, e a disposição de resistência dos trabalhadores é grande.

Portal CTB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.