No Dia Nacional de Luta servidores federais marcham pelas ruas do RJ

Servidores Públicos Federais participaram de uma grande Marcha na manhã desta terça-feira (31) no Centro do Rio. Os manifestantes se concentraram na Candelária caminharam pela Avenida Rio Branco até a Cinelândia, e de lá seguiram até a Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Os trabalhadores que seguem em greve lutando por melhores condições de trabalho e valorização da categoria escolheram a data como o dia nacional de lutas para pressionar e sensibilizar o governo.

A mobilização contou com a participação de representantes de diversas entidades, que manifestaram contra a postura do governo federal em relação ao processo de negociação com os servidores. Cerca de duas mil pessoas participaram do ato. Entre os manifestantes, estavam representantes de movimentos sociais, partidos políticos e servidores da área da Saúde, da Educação e da Ciência e Tecnologia, além dos servidores civis da Defesa.

IMG 7071

Munidos de buzinas, faixas, banners e caixa de som, servidores de diversas categorias marcaram presença no ato que reivindicava: recomposição salarial, extensão do plano de carreira estabelecido pela Lei 12.277/2010 a todos os servidores, ampliação de auxílio-alimentação e saúde, e realização de concurso público.

IMG 6867

Para o diretor da CTB, Luís Cláudio de Santana, a mobilização é uma das estratégias de pressão contra o governo, a fim de que tenha uma postura justa na negociação com os servidores. ”Tínhamos reuniões marcadas para toda a semana no Ministério do Planejamento, mas, em cima da hora, a Secretaria de Relações do Trabalho enviou um ofício dizendo que a mesa de negociação foi suspensa e a agenda remarcada. Esse tipo de descaso tem que ser combatido”, disse o dirigente.

Fonte: CTB -RJ Rodrigo Martins
Fotos: Anderson Oliveira

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.