No Piauí, servidores públicos federais fazem ato unificado na Praça Rio Branco

Acompanhando o movimento nacional, os servidores públicos federais no Piauí se reuniram nesta terça-feira [31] na Praça Rio Branco, desde as 8 hras em protesto contra a política de congelamento salarial do governo e outras questões.

A atividade reforça a insatisfação dos servidores com a falta de propostas do governo federal à pauta de reivindicação das categorias do setor público federal, bem como a indignação com a determinação do corte de ponto dos grevistas.

Dia 31 foi o prazo dado pelo governo para apresentar uma proposta ao conjunto dos servidores públicos federais em greve. No entanto, o Ministério do Planejamento encaminhou um ofício, nesta segunda-feira [30], às entidades sindicais cancelando todas as reuniões agendadas para esta semana, só devendo ser convocadas a partir do dia 13 de agosto. O motivo seria a realização de reuniões internas para buscar soluções para o processo de negociação em curso.

Para piorar ainda mais o cenário, a presidente Dilma Roussef baixou o Decreto 7777/12, publicado no último dia 25 no Diário Oficial da União, que autoriza a substituição dos servidores públicos federais por estaduais e municipais para garantir o serviço. Os trabalhadores criticam que, além da medida ser inconstitucional, os governos estaduais e municipais têm déficit de pessoal na sua própria administração, e que por este e por outros motivos não têm condições de garantir servidores para a esfera federal.