Greve no Incra-MA pode completar 50 dias longe de solução

A paralisação dos servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária do Maranhão (Incra-MA) já se aproxima dos 50 dias, sem que haja uma solução à vista.

Servidores distribuem comida em protesto

Na última sexta-feora (03), trabalhadores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária do Maranhão (Incra-MA), que estão em greve desde o dia 18 de junho, realizaram um “apitaço” no pátio interno do órgão, no Anil.

O comando de greve explicou que o objetivo da ação foi denunciar a indiferença do governo federal em relação à categoria. Até agora, não houve a sinalização de nenhuma proposta governamental aos trabalhadores, que foram ameaçados de terem o ponto cortado.

Segundo Webert Cantanhede, delegado de base do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Maranhão (Sindsep/MA) e membro da Associação dos Servidores do Incra (Assincra), o governo cancelou a última reunião marcada com as lideranças sindicais, no último dia 31. Porém, na sequência, divulgou um calendário de novas reuniões a serem realizadas entre os dias 13 a 17 de agosto. “A nossa conversa com eles ficou agendada para o dia 14 próximo. É esperar para ver se realmente esse compromisso será cumprido”, disse Webert.

A pauta de reivindicações dos servidores contempla, entre outros itens, a reestruturação das carreiras dos cargos em Reforma e Desenvolvimento Agrário e Perito Agrário, de acordo com a proposta de equiparação com servidores do Ministério da Agricultura; recomposição da força de trabalho; implantação de Plano de Capacitação continuada para os servidores; e inclusão efetiva da reforma agrária nas prioridades do governo.

O sindicalista afirmou que, das 30 superintendências do Incra existentes no país, 28 já aderiram ao movimento. Webert Cantanhede informou, ainda, que em São Luís o Incra tem 278 servidores, e a paralisação no Maranhão já soma mais de 80%.

“Os engenheiros e agrônomos também aderiram ao movimento. Portanto, não estamos dando expediente e o atendimento ao público está suspenso. Infelizmente, os portões do Incra não puderam ser fechados porque aqui no prédio também estão instalados outros órgãos, mas o nosso atendimento está completamente parado”, disse Cantanhede.

Portal CTB com agências

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.