Técnicos da educação em greve se reúnem nesta 2ªfeira com governo

A ministra do Planejamento Miriam Belchior, responsável pelas decisões referentes ao reajuste de salário do serviço público federal, comunicou a antecipação da reunião com as entidades que representam os técnico-administrativos em greve das universidades (FASUBRA) e dos Institutos Federais (SINASEFE) para esta segunda-feira (6/8), às 17h. A reunião ocorreria somente a partir do dia 13 de agosto.

A decisão de antecipar a reunião ocorreu depois da solicitação unânime de 17 deputados pela abertura imediata das negociações em reunião com a ministra que ocorreu na última quarta-feira (1º/8). Desta reunião participaram os deputados federais Alice Portugal (PCdoB/BA), Jandira Feghali (PCdoB/RJ) e, o também vice-presidente nacional da CTB, Vicente Selistre (PSB/RS).

O diálogo dos deputados com a ministra

Em entrevista prestada para a FASUBRA,  a deputada Alice Portugal declarou que questionou a ministra, durante a reunião, do porquê somente os docentes estavam recebendo proposta salarial e os técnicos não, ao que a ministra respondeu que o governo “ainda não tinha as contas prontas” para apresentar uma proposta aos técnicos. Alice disse ainda que a ministra considera a pauta dos técnicos irrealizável, pois triplicaria os gastos com a folha. “O que eu apresentarei na mesa será muito abaixo”, teria dito Mirian Belchior. Ao que a deputada contra-argumentou: “Mas apresente, para que a categoria tenha algum tipo de base para avaliar”.

A deputada enfatizou, ainda, que a reunião de segunda-feira com a ministra não terá propostas efetivas aos técnico-administrativos, pois o Ministério só terminará os cálculos do gasto com pessoal no dia 13 de agosto. O tom da reunião será o de retomada do diálogo, mas sem proposta concreta apresentada na mesa.

Manifestações

O comando Nacional de Greve da Fasubra entendeu que a sinalização do governo de receber os técnicos é resultado da mobilização dos técnicos, que fizeram uma série de manifestações por todo o país, e orienta a radicalização dessas manifestações. Estão previstos atos nas Reitorias, nos estádios, espaços públicos, e em todos os lugares possíveis, para sensibilizar a população e o governo da necessidade da abertura de uma negociação efetiva.

O vice-presidente da CTB-RS e  deputado federal Vicente Selistre (PSB/RS), também presente na reunião, reiterou sua disposição em continuar auxiliando a abertura da negociação. “Estamos juntos nesta luta sempre”, afirmou o deputado, que pronunciou-se na Tribuna da Câmara dos Deputados sobre o assunto nesta quinta-feira (02).

Fonte: CTB-RS