Metalúrgicos mantêm paralisação na Guerra de Caxias do Sul em defesa da PLR

Na manhã desta terça-feira (07), em assembleia realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região, os trabalhadores da metalúrgica Guerra decidiram, por unanimidade, seguir com a paralisação iniciada na última segunda-feira (06). A intenção dos trabalhadores é de continuar de braços cruzados até que a empresa cumpra a promessa de uma antecipação do PPR (Programa de Participação nos Resultados).

Os trabalhadores permaneceram em frente à empresa até as 10 horas da manhã aguardando um contato dos diretores da empresa com o Sindicato. A partir desse horário, o Sindicato disponibilizou ônibus para levar os trabalhadores para casa. Durante a assembleia foram colhidas assinaturas dos trabalhadores para uma possível greve. Hoje à tarde, será realizada mais uma assembleia, desta vez com os trabalhadores do segundo turno.

A entidade continua aberta a negociações com a empresa, que não manifestou interesse em conversar. “Vamos continuar ao lado dos trabalhadores metalúrgicos para garantir que seus direitos sejam respeitados”, disse o presidente em exercício, Leandro Velho.

A paralisação foi iniciada na segunda-feira por iniciativa dos próprios trabalhadores. Além de não pagar o adiantamento do PPR, os trabalhadores apontaram outros problemas, como danos morais por parte das chefias, falta de melhorias no ambiente de trabalho, retirada do auxílio-educação e fechamento da enfermaria da unidade 1.

Em média, 30 carretas são produzidas por dia pelos 1400 trabalhadores das três unidades da Guerra.

Por Fabíola Spiandorello