Missa lembra um ano da morte de nove operários da construção na Bahia

Completa um ano, nesta quinta-feira (09), o trágico acidente de trabalho que provocou a morte de nove operários da construção, na queda de um elevador de cabo, no canteiro de obras do prédio Comercial II, da Construtora Segura, em Salvador.

O Sindicato dos Trabalhadores da Construção (Sintracom-BA) vai realizar, às 7 horas, no local (Avenida ACM, atrás do Hiper Posto), um ato público com missa em memória das vítimas: Antonio Elias da Silva, Antonio Reis do Carmo, Antonio Luiz Alves dos Reis, Hélio Sampaio, Jairo de Almeida Correia, José Roque dos Santos, Lourival Ferreira, Manoel Bispo Pereira e Martinho Fernandes dos Santos.

Desde segunda-feira, o Sindicato está realizando a Semana de Luta em Defesa da Segurança no Trabalho, e distribuiu uma Carta Aberta, nos canteiros Horto Bela Vista, Ladeira do Cabula; Syene, Villa Privilege, atrás do Extra, da Rótula do Abacaxi; e Manhattan, da OAS/Gafisa, na Paralela.

O documento alerta a sociedade para os riscos de acidentes de trabalho, que continuam acontecendo nos canteiros de obras da Bahia: em 2011 foram 99 acidentes, com 19 morte; este ano já aconteceram 50 acidentes com duas mortes.

A Carta Aberta também defende que a data 9 de agosto seja reconhecida como Dia Estadual de Luta Contra os Acidentes de Trabalho.

Além do Sintracom-BA, assinam também o documento a Federação dos Trabalhadores na Indústria da Construção, Madeira e Materiais de Construção (Fetracom-Ba), a Confederação dos Trabalhadores na Indústria da Construção, Madeira e Materiais de Construção (Contricom), a Federação Latino-Americana de Trabalhadores da Construção, Madeira e Materiais da Construção (Flemacon), União Internacional de Sindicatos de Trabalhadores da Construção (UITBB), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e Federação Sindical Mundial (FSM).

Fonte: Sintracom BA