Metalúrgicos da Guerra em Caxias do Sul conquistam PPR e encerram greve

Em assembleia realizada na manhã desta quinta-feira (9), os trabalhadores do primeiro turno da Guerra decidiram, por unanimidade, encerrar a paralisação que durou três dias e já configurava estado de greve. Os funcionários do turno da noite também optaram por retomar as atividades ontem, já que a empresa se comprometeu a pagar a antecipação do PPR e a resolver os problemas de assédio moral. O valor será negociado na próxima semana.

Iniciada pelos próprios trabalhadores, a paralisação ocorreu porque a empresa não cumpriu o acordo firmado em fevereiro, a partir do qual anteciparia parte do valor do PPR. A empresa só manifestou interesse em negociar na quarta-feira. Na terça-feira, a Guerra solicitou uma liminar para ação de interdito proibitório contra o Sindicato, mas a Justiça do Trabalho negou, por entender que a entidade não estava impedindo os trabalhadores de entrar na fábrica e que esta era uma vontade deles. Os trabalhadores estavam exercendo o direito à greve. Os dirigentes do sindicato também foram autorizados a entrar na fábrica para conversar com algum trabalhador caso fosse necessário.

Na assembleia desta quinta, o presidente em exercício do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul, Leandro Velho, comunicou aos trabalhadores as propostas colocadas na tarde de ontem em negociação com a diretoria da empresa.

Segundo Velho, os diretores solicitaram uma semana para pagar parte dos valores do PPR. “Obtivemos aqui uma grande vitória. Os trabalhadores fazem a sua parte, trabalham corretamente e esperam que a empresa cumpra o que promete. Vamos aguardar o tempo de uma semana pedido pela empresa e, caso não seja pago o adiantamento prometido, podemos voltar a paralisar as atividades”, disse.

O presidente também disse que os trabalhadores da Guerra são exemplo para todo o Brasil. “Há anos não víamos uma movimentação como a que ocorreu aqui esta semana. O tempo da escravidão já passou. Não vamos admitir também retaliações das chefias por causa da paralisação”, finalizou.

Na reunião da próxima semana, também será definido como os trabalhadores irão compensar as horas destes três dias.

O restante do valor do PLR deverá ser pago no início de 2013.

Fonte: Fabíola Spiandorello