Sindicato de Campina Grande comemora Dia dos Comerciários com festa e música

Para festejar o Dia do Comerciário, que esse ano será comemorado em Campina Grande no dia 20 de agosto, o Sindicato dos Empregados do Comércio de Campina Grande e Região, realizará no BNB Clube localizado no bairro do Catolé, um dia de festa com música ao vivo, várias apresentações culturais, entre outras atividades que terão inicio a partir das 10hs.

Além das festividades em alusão ao Dia do Comerciário, será realizada a solenidade de posse da nova diretoria do sindicato para o triênio 2012/2015. A eleição foi realizada no dia 14 de maio e, com uma e votação de praticamente 100% dos votos, o sindicalista José do Nascimento Coelho foi reeleito presidente do sindicato.

Aproximadamente mais de cinco mil comerciários devem prestigiar o evento, que contará também com a participação de várias autoridades a exemplo do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, o senhor Levi Fernandes Pinto.

O dia vinte não será apenas de festa e comemorações. De acordo com o presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio, José do Nascimento Coelho, a data será também um momento de reflexão das reivindicações da categoria que vive um momento histórico importante, principalmente na luta pela regulamentação da profissão.

“Além de celebrar precisamos avaliar as nossas conquistas e as nossas reivindicações. A classe vive hoje um momento histórico muito importante na luta pela regulamentação da profissão. Na última quarta – feira, 08, A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público do Senado aprovou o Projeto de Lei 3592/12”, essa é uma grande vitória que continua sendo uma das nossas principais bandeiras de luta”, destacou Coelho.

Sobre a data

O dia do  Comerciário é comemorado no dia 30 de outubro, entretanto esse ano a data será celebrada em Campina Grande no dia 20 de agosto, conforme ficou definido pela Convenção Coletiva da categoria.

Para os que ainda não sabem a razão desta importante data, é necessário voltarmos no início do século passado. Naquela época,  começaram a surgir  as primeiras associações e uniões (que  depois transformariam em sindicatos) de  empregados no   comércio (chamados na época de caixeiros) contra  os abusos a que eram submetidos pelos empregadores.

Os comerciários  eram obrigados a cumprir jornadas de trabalho superiores a 12 horas diárias e trabalhar aos domingos e feriados sem direito a folga,  além de conviverem com a ameaça de demissão, caso reclamassem  desse regime de servidão. Contra essa exploração, foi fundada na capital mineira em 11 de junho de 1925,  a “União dos Empregados no   Comércio de Belo Horizonte”-  que hoje é o   Sindicato dos Comerciários;  enquanto em vários estados da federação começavam  também a surgir organizações de comerciários.

Foi através dessas organizações que  no dia 29 de outubro de 1932, aproximadamente  cinco mil comerciários, no Rio de Janeiro, organizaram grande manifestação, marchando em direção ao Palácio do Catete, onde foram recebidos pelo então Presidente da República, Getúlio Vargas. Neste memorável encontro, os comerciários entregaram ao presidente as  reivindicações da jornada de trabalho de oito horas diárias e repouso remunerado aos domingos.

Este fato, marcou a categoria dos comerciários como os precursores da luta dos trabalhadores na conquista da jornada de trabalho de oito horas diárias e repouso aos domingos e feriados. O  30 de outubro ficou marcado como o “Dia do Comerciário”   e a reivindicação da categoria foi, posteriormente, estendida a todos os trabalhadores do Brasil.

O   Sindicato dos Empregados no Comércio de Belo Horizonte e Região Metropolitana,  que completa 78 anos de existência e luta, mantém viva a tradição de comemorar esta importante data. Na última semana de outubro, a diretoria  presta homenagem aos associados com uma série de eventos no Clube Recreativo Recanto dos Comerciários.  Neste dia, relembramos nossa trajetória de conquistas e reafirmamos nossas lutas, como o fechamento do comércio aos domingos e a redução da jornada de trabalho semanal para 36 horas.

O espírito de luta e a determinação daqueles comerciários – que foram os primeiros a se indignarem contra a exploração dos patrões-, através de gerações, vem inspirando e renovando a luta dos trabalhadores comerciários em busca de novas conquistas, maiores salários e por melhores condições de trabalho e de vida.

Fonte: Sindicato dos Comerciário de Campina Grande

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.