Metalúrgicos gaúchos participam de palestra sobre oportunidades de trabalho na indústria

As atividades relativas à energia e ao meio ambiente tendem a gerar muitos empregos nos próximos anos. Pensando em informar os trabalhadores sobre as oportunidades nesse setor, na manhã desta segunda-feira (20), o Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul promoveu a palestra “Petróleo e Gás: as oportunidades para Caxias do Sul”. O palestrante, Oscar de Azevedo, é presidente do Comitê de Petróleo, Gás e Energia da FIERGS.

Azevedo destacou a necessidade do desenvolvimento da indústria nacional para garantir o domínio do conhecimento e gerar empregos: “Até 2020, o Brasil será um grande produtor de petróleo, mas não adianta exportar o petróleo, é preciso desenvolver a indústria e dominar a tecnologia. Neste sentido, nós temos aqui na serra milhares de indústrias que podem ser adaptadas. E nós temos a melhor mão de obra do país”. Das empresas de Caxias do Sul, a Lupatech já atua na área e outras estão buscando negócios, como a Voges e a Randon.

“Hoje as empresas podem investir tranquilamente nesta área. Temos atualmente 137 plataformas de petróleo e precisamos de mais 105. Temos 287 barcos de apoio e precisamos de 542. Precisamos de mais 139 petroleiros. Em oito anos, a produção de petróleo no Brasil será cinco vezes maior. Há um horizonte pela frente, não há altos e baixos”, explicou Azevedo.
Para Leandro Velho, presidente em exercício do Sindicato dos Metalúrgicos, os trabalhadores precisam estar cientes destas novas oportunidades. “Essa mão de obra somos nós e os nossos filhos. Por isso lutamos pelo campus da UFRGS e pela escola técnica em Caxias, para podermos ter mais cursos de capacitação. É importante que os empresários invistam nessa tecnologia para que os trabalhadores também possam ser beneficiados com isso”.

Quanto à capacitação dos trabalhadores, Oscar de Azevedo disse que, em parceria com o PROMINP, o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás natural, estão sendo oferecidos cursos de capacitação gratuitos por todo o Estado. Em Caxias do Sul, ainda não há previsão de quando serão realizados. “o SENAI tem a obrigatoriedade de oferecer um percentual de cursos gratuitos. Podemos também nos unir e procurar introduzir eventos de capacitação, dando condições para as pessoas que têm menos recursos de formação na área. Para isso contamos com a ajuda do sindicato que tem uma força muito grande”, destacou.

Fonte: Sindmetal Caxias do Sul