Metalúrgicos da Voges (RS) se unem e conquistam antecipação do participação nos resultados

Em assembleia realizada na manhã da última segunda-feira (03), na metalúrgica Voges, em Caxias do Sul (RS), o presidente em exercício do Sindicato dos Metalúrgicos, Leandro Velho, repassou aos trabalhadores a proposta da empresa quanto ao pagamento de antecipação do Participação nos Resultados (PPR). Na semana passada, os trabalhadores se mobilizaram e contataram o sindicato para que a empresa cumprisse o prometido e pagasse a antecipação do PPR no valor de R$ 400,00.

Em negociação na última sexta-feira, a diretoria da empresa propôs o pagamento de R$ 200,00 em setembro e a outra parte em março de 2013, de acordo com a produção. A proposta foi aceita pelos trabalhadores em assembleia. A empresa alegou que o valor de R$ 400,00 reais pagos em 2011 somavam R$ 200,00 de participação e R$ 200,00 de antecipação do PPR de 2012.

Para Leandro Velho, o PPR sempre pode ter um valor variável e acaba se tornando uma ferramenta usada pelos patrões para aumentar a produção dentro da fábrica. “No ano passado, os trabalhadores receberam R$ 600,00 de PPR, este ano a empresa diz que não tem como pagar esse valor. Os trabalhadores ficam iludidos, pensando no PPR, quando na
verdade o importante é o aumento de salário através do dissídio”.

Velho considera que o impasse foi criado pela Voges, e os trabalhadores apenas exigiram o que havia sido prometido. Porém, pensa que a proposta está dentro da realidade atual da empresa. “Queríamos mais, mas temos sempre que valorizar o que conquistamos. Esse pagamento, que quase não aconteceu, mostra a  força da união dos trabalhadores dentro da fábrica. E o sindicato sempre vai apoiar os trabalhadores. Somos uma ferramenta a serviço do trabalhador. Esperamos essa mesma união para o dissídio, porque o mais importante é
a negociação do salário.”

Leandro Velho aproveitou a ocasião para reforçar o pedido para que os trabalhadores façam suas doações para as famílias que perderam tudo o que tinham num incêndio ocorrido na madrugada da última sexta-feira no bairro Serrano e lembrou que a sede do sindicato é um posto de arrecadações. “Se cada um de nós fizer a sua parte, vamos fazer muito
pelas 20 famílias, entre elas 40 crianças,  que perderam tudo”, finalizou.

Fonte: Sindimetal Caxias do Sul