Sindicatos dos Correios Unificados promovem assembleias nesta terça

Nesta terça-feira (11), os Sindicatos dos Correios Unificados promovem assembleias em diversos estados para votar a greve da categoria ainda neste mês de setembro. Fazem parte dos Sindicatos Unificados, os sindicatos do Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins e Bauru, todos filiados à CTB.  Ao todo, representam 40 mil trabalhadores, ou seja, 65% do fluxo postal no Brasil.

Os trabalhadores reivindicam 5,2% de reposição, 5% de aumento real, incorporação de R$ 200 aos salários, ticket refeição de R$ 25 para R$ 30; cesta de R$ 140 para R$ 200, entre outros pontos. O salário-base inicial de carteiros, atendentes comerciais e operadores de triagem e transbordo é R$ 942.

Na última quarta-feira, os Correios elevaram de 3% para 5,2% a sua proposta de reajuste salarial . O mesmo percentual seria aplicado a benefícios como vale-alimentação e auxílio-creche.

Pela proposta, o salário-base inicial de carteiros, atendentes comerciais e operadores de triagem e transbordo passaria de R$ 942 para R$ 991.

Em nota, os Correios afirmam que irão efetuar o desconto salarial dos trabalhadores que aderirem à greve. No ano passado, a categoria permaneceu em greve durante 28 dias. Houve desconto salarial de sete dias parados; os demais 21 dias foram compensados aos sábados e domingos.

Portal CTB